Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/5425
Título: A importância e utilização da internet como fonte de informação para o enoturista que visita regiões portuguesas
Autor: Nunes, Ana Teresa Oliveira
Orientador: Ferreira, Maria Antónia Rodrigues
Palavras-chave: Portugal
Informação
Enoturismo
Information
Wine tourism
Internet
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Resumo: A internet veio introduzir alterações significativas no comportamento dos consumidores, nomeadamente em questões relacionadas com a procura de informação. No setor do turismo a informação detém um papel central e as múltiplas ferramentas que a internet disponibiliza têm revolucionado a forma como se adquire informação turística. Este estudo teve como objetivo compreender a importância e a utilização da internet como fonte de informação para o enoturista que visita regiões portuguesas. Numa primeira parte apresentou-se uma revisão de literatura onde se abordou a internet como fonte de informação no turismo, as suas principais ferramentas e os conceitos associados ao enoturismo no mundo e em Portugal. Seguidamente, unindo as duas realidades, abordou-se a utilização da internet como fonte de informação especificamente no contexto do enoturismo. Na segunda parte apresentou-se um estudo empírico realizado em diferentes regiões vitivinícolas portuguesas. Os dados foram recolhidos de uma amostra de 153 enoturistas através de questionário presencial e online. O estudo mostrou que os enoturistas que visitam regiões portuguesas atribuem maior importância e recolhem maior quantidade de informação de recomendações de amigos, familiares ou colegas de trabalho e do website da empresa a visitar. Este estudo evidenciou ainda que a utilização da internet como fonte de informação não é determinada pelas características sociodemográficas. Em termos comportamentais, aferiu-se que a facilidade de uso percebida da internet como fonte de informação enoturística determina a utilidade percebida da internet; por sua vez, a utilidade percebida determina a utilização da internet como fonte informação enoturística, determinando igualmente a sua intenção de usar a internet no futuro.
The internet has introduced significant changes in consumer behavior, particularly on issues related to the demand for information. In the tourism sector, the information has an important role and the many tools that the Internet offers have revolutionized the way the touristic information is acquired. This study aimed to understand the importance and the use of the internet as an information source for the wine tourists visiting Portuguese regions. In the first part it was made a literature review where it was considered the internet as a source of information on tourism, its main tools and concepts associated to the wine tourism in the world and in Portugal. Then, combining these two realities, it was analysed the internet as an information source specifically in the context of wine tourism. In the second part it was presented an empirical study of different Portuguese wine regions Data were collected from a sample of 153 wine tourists through face-to-face and online questionnaire. The study showed that wine tourists visiting Portuguese regions attribute a greater importance and search much more information from friends, colleagues and family recommendations and from the website from the company they would like to visit. This study also showed that the use of the Internet as an information source is not determined by social and demographic characteristics. In behavioral terms, it is gauged that the easiness of use of the internet as a source of wine tourism information determines the perceived usefulness of the Internet; in the other hand, the perceived usefulness using the internet as a source of wine tourism information determines its intention to use the internet in the future.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob orientação de Mestre Maria Antónia Rodrigues Ferreira
Nota: 16 valores
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/5425
Aparece nas colecções:ISCAP - DM - Marketing Digital

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