Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/5266
Título: O uso das redes sociais no recrutamento externo em empresas portuguesas
Autor: Fernandes, Maria da Conceição Ferreira
Orientador: Martins, Dora
Palavras-chave: Recrutamento
Recrutamento on-line
Recrutamento nas redes sociais na internet
Recruitment
On-line recruitment
Social networking recruitment
Data de Defesa: 4-Nov-2014
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Resumo: Este estudo tem como objetivo explorar o papel das redes sociais nos processos de recrutamento das organizações portuguesas. Em específico, procura identificar os motivos que levam as organizações a recrutar através da internet e dos meios on-line ao dispor, nomedamente através das Redes Socais na Internet (RSIs), as vantagens e desvantagens da sua utilização comparativamente com os métodos tradicionais. Para a realização do estudo foram selecionadas 5 empresas portuguesas que utilizam as redes sociais on-line para divulgar as suas ofertas de emprego, atrair e recrutar talentos. Foi utilizada a metodologia qualitativa, optando-se pelo estudo caso múltiplo e exploratório. O instrumento de recolha de informação foi a entrevista semiestruturada. Integraram este estudo 5 empresas de distintas áreas de negócio e com a sua sede no distrito do Porto. No total, foram realizadas 5 entrevistas, uma a cada responsável pelos recursos humanos ou recrutamento das empresas em estudo. Um desses responsáveis é, simultaneamente, o gerente da empresa. Os resultados sugerem que as empresas portuguesas, de forma gradual, começam a aceder cada vez mais às redes sociais para apoiar os seus processos de recrutamento. No entanto, essa técnica de recrutamento ainda não é utilizada de forma isolada nem substitui os métodos tradicionais de recrutamento. Na parte final da dissertação são discutidos os principais resultados obtidos e apresentadas as conclusões do estudo aqui levado a cabo.
This abstract’s goal is to explore the role of social networks in recruitment of Portuguese organizations. More precisely, to identify reasons why organizations recruit through the internet and on-line media available in particular required through social networks on the Internet (RSIs), the advantages and disadvantages of their use and the characteristics of the on-line process compared to traditional methods. For the study, five Portuguese enterprises that access to social networks online to advertise their job vacancies, attract and recruit talent were selected. A Qualitative methodology was used and a study about multiple case and exploratory was chosen. The instrument to receive information was a semi- structured interview. Integrate this study enterprises with distinct business areas and with its headquarters in the district of Porto. In the total, 5 interviews were performed with the responsables for human resources or with function with recruitment and selection in Portuguese organizations. One of these is both the manager. The results suggest that the Portuguese enterprises begin to access social networks for their recruitment processes gradually. On the other hand, that recruitment tecnic is still not used in isolation way or replaces traditional recruitment methods. In the dissertation final part the main results obtained are discussed and presented the conclusions of the study here performed.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/5266
Designação: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos
Aparece nas colecções:ESEIG - DM - Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos

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