Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/5052
Título: Balanced scorecard em unidades hospitalares: um estudo de caso
Autor: Silva, Tiago Alexandre Milhães da
Orientador: Rua, Orlando Manuel Lima
Palavras-chave: Balanced Scorecard
Desempenho
Unidades hospitares
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Resumo: A implementação de estratégias surge como um dos grandes desafios na atualidade para as organizações. Para tal é necessário a existência de uma ferramenta completa que demonstre quais os fatores essenciais para obter o melhor desempenho empresarial: o Balanced Scorecard (BSC). Trata-se de uma abordagem ao nível da gestão estratégica, desenvolvida em 1990 por Robert Kaplan e David Norton (Kaplan & Norton, 1996, 2001a,b, 2004). Enquanto outras abordagens estratégicas têm presentes algumas fraquezas e incertezas, o BSC reconhece, segundo estes autores, quais as necessidades da organização, no sentido de abordar quatro perspetivas fulcrais para qualquer instituição, cliente, financeira, aprendizagem e conhecimento e a processos internos. Para tal realizamos um estudo empírico numa instituição hospitalar pública (Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, EPE), utilizando neste uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados extraídos permitem-nos concluir da utilidade do BSC para a definição do processo de gestão estratégica deste tipo de organizações. Trata-se, portanto, de uma ferramenta completa que efetua o cruzamento em áreas chave para a instituição, demonstrando satisfazer as suas necessidades no sentido em que proporcionou a formulação de estratégias competentes passíveis de serem, posteriormente, implementadas.
La implementación de estrategias surge como uno de los grandes desafios para las organizaciones el la actualidad. Para esto es necesario la existencia de una herramienta tan completa que demuestre cuales son los factores esenciales para obtener el mejor resultado empresarial: el Balanced Scorecard (BSC). Se trata de una aproximación al nivel de gestión estratégica, desarrollada en 1990 por Robert Kaplan y David Norton (Kaplan & Norton, 1996, 2001a,b, 2004). En cuanto a otras abordajes estratégicas tienen presentes algunas debilidades y incertezas, el BSC reconoce, según estos autores, la necesidades de la organización necesita, en el sentido de abordar cuatro perspectivas fundamentales para cualquier institución, clientes, financiera, aprendizaje y conocimiento y procesos internos. Para tal realizamos un estudio empírico en una hospital público (Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, EPE), utilizando para esto una metodología cualititiva. Los resultados obtenidos nos permiten concluir las utilidades del BSC para la definición del proceso de gestión estratégica en este tipo de organizaciones. Se trata por tanto de una herramienta completa que efectua un cruce entre áreas clave para la institución, demostrando la satisfacción de sus necesidades en el sentido en que se proporcionó la formulación de estrategias competentes posibles, que seran posteriormente implementadas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Empresas Orientador: Professor Doutor Orlando Manuel Martins Marques de Lima Rua
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/5052
Aparece nas colecções:ISCAP - DM - Gestão das Organizações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_TiagoSilva_2013.pdf399,57 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.