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dc.contributor.authorVidal, Panga Kuye-
dc.date.accessioned2014-08-01T08:41:47Z-
dc.date.available2014-08-01T08:41:47Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/4880-
dc.descriptionDissertação apresentada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Empreendedorismo e Internacionalização Orientador: Professor Doutor José de Freitas Santospor
dc.description.abstractA presente investigação aborda o processo de internacionalização das filiais portuguesas de construção civil e a sua dificuldade de entrada nos mercados externos em geral e no mercado angolano em particular. Este trabalho analisa o desenvolvimento de um modelo de internacionalização adequado à realidade das empresas portuguesas que incorporem nas atividades desenvolvidas uma forte componente de serviços. Os mercados emergentes aparecem como os mais rentáveis na concretização da internacionalização das empresas, sendo o envolvimento de empresas portuguesas neste tipo de mercados há muito conhecido. No entanto, a participação de empresas em mercados emergentes apresenta enormes desafios, requerendo das empresas o desenvolvimento de estratégias apropriadas para uma internacionalização de sucesso. É neste contexto que este trabalho se propõe compreender quais os fatores cruciais que constituem uma base sólida para uma internacionalização de sucesso. A metodologia adoptada neste estudo incluiu a elaboração de um questionário, entrevistas em profundidade e a análise de dados secundários para a elaboração dos respetivos estudos de caso. Como resultado foi possível identificar a envolvência de empresas portuguesas em mercados emergentes, definir oportunidades e ameaças que condicionam a tomada de decisão de um processo de internacionalização. Dos resultados foi ainda possivel elaborar um processo de internacionalização, de forma a responder às necessidades da indústria.por
dc.description.abstractThis research addresses the process of internationalization of Portuguese companies of construction and the difficulty of entry in foreign markets in general and in particular the Angolan market. This paper analyzes the development of a suitable reality of Portuguese companies that incorporate in the activities developed a strong service component model of internationalization. Emerging markets appear to be the most profitable in achieving the internationalization of enterprises, with the involvement of Portuguese companies in such markets have long known. However, the participation of companies in emerging markets presents enormous challenges, requiring the companies to develop appropriate strategies for successful internationalization. It is in this context that this study aims to understand what the crucial factors that constitutes a solid basis for a successful internationalization. The methodology used in this study included the preparation of a questionnaire, in-depth interviews and analysis of secondary importance to the development of the respective case studies database. As a result it was possible to identify the involvement of Portuguese companies in emerging markets, define opportunities and threats that affect the decision making of an internationalization process. The outcome was still possible to develop an internationalization process, to respond to industry needs.en
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Portopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectFactores chave na internacionalizaçãopor
dc.subjectProcesso de internacionalização das filiaispor
dc.subjectInternationalizationen
dc.subjectInternationalization process of companiesen
dc.subjectKey factors in internationalizationen
dc.titleProcesso de internacionalização das filiais portuguesas de construção civil para Angola: alguns estudos de caso (Mota-Engil, Soares da Costa e Conduril)por
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201633663-
Aparece nas colecções:ISCAP - DM- Empreendedorismo e Internacionalização

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