Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/4742
Título: PHYSQuiz - Aplicação computacional para formação contínua em Física Radiológica
Autor: Araújo, Joana Filipa Apolinário de
Orientador: Vinhais, Carlos
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
Resumo: Com o desenvolvimento das descobertas na Física Medica, é necessário que os profissionais estejam cada vez mais actualizados e sejam postos à prova os seus conhecimentos. Assim, no âmbito desta tese de Mestrado, foi desenvolvida uma aplicação computacional, PHYSQuiz, com o intuito de colmatar falhas existentes nos sistemas de formação contínua em Física Radiológica. Esta tese descreve a aplicação PHYSQuiz, a qual permite criar quizes constituídos por conjuntos aleatórios de questões, com respostas de escolha múltipla. Para isso, foram utilizadas questões com base no sistema de avaliação dos alunos nas escolas de Radiologia dos Estados Unidos da América - o RAPHEX R Os utilizadores escolhidos para testar o PHYSQuiz foram os alunos das disciplinas de Imagem Médica e Processamento de Imagem do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Para que os resultados fossem mais concretos, os utilizadores foram diferenciados em grupos com base na sua experiência na Física Radiológica. Suportada por uma base de dados versátil, é ainda possível substituir as questões por mamogramas ou radiogramas, no entanto, não foi testado devido à dificuldade de disponibilizar radiologistas para realizar o teste. Os resultados obtidos permitiram tirar conclusões quanto aos utilizadores, aos quizes, às questões e aos tópicos o que torna o PHYSQuiz uma boa ferramenta de trabalho tanto para administradores de hospitais como para professores e regentes de disciplinas.
With the development of discoveries in Medical Physics, it is necessary that professionals are increasingly being updated and put to the test their knowledge. Thus, under this Master thesis, we developed a computational application, PHYSQuiz, in order to fill existing gaps in training programmes in Radiological Physics. This thesis describes the PHYSQuiz application, which allow to create quizzes consisting of random sets of questions with multiple choice answers. For this purpose, we used questions based on the evaluation system for students in schools of Radiology of the United States of America - the RAPHEX R Users selected for the test PHYSQuiz were students from the disciplines of Medical Imaging and Image Processing of Institute Superior de Engenharia do Porto. For the results to be more specific, users were differentiated into groups based on their experience in Radiological Physics. Supported by a database versatile, it is also possible to replace the questions by radiograms or mammograms, however, was not tested due to the difficulty of providing radiologists to perform the test. The obtained results provide us with conclusions regarding user performance, based on their answers, but also quizzes, questions and topic difficulty, based on all user answers. The PHYSQuiz application represents a useful tool for both professionals and teachers for continuing medical education purposes.
Descrição: Mestrado em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/4742
Aparece nas colecções:ISEP - DM - Computação e Instrumentação Médica

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