Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/4736
Título: Desenvolvimento de um modelo de procurement e abastecimento para uma união de mutualistas
Autor: Jesus, Ana Cristina França de
Orientador: Lopes, Manuel Pereira
Silva, Jani Salomé Marques
Palavras-chave: Economia Social
Terceiro Setor
Instituições sem fins lucrativos
Mutualismo
Procurement
Compras
Seleção e Avaliação de fornecedores
Nonprofit sector
Procurement
Third sector
Social economy
Mutual
Purchases
Selection of suppliers
Evaluation of suppliers
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
Resumo: O presente trabalho pretende estudar o melhor modelo de procurement e abastecimento a ser implementado nas Associações Mutualistas, de forma a centralizar a negociação, a uniformizar o processo de compra, a reduzir os seus custos e a obter a informação do consumo de material em tempo real. Atualmente o processo de compras das Associações Mutualistas encontra-se descentralizado. A aquisição do material de escritório é feita individualmente, verificando-se a existência de diferentes fornecedores locais. Nos dias de hoje, verifica-se que para estas Associações existem algumas dificuldades a nível de modernização e de desenvolvimento e nalgumas delas persiste trabalho voluntário, com poucos recursos disponíveis. No âmbito do trabalho em estudo, verifica-se que não existe um controlo, por parte das Associações Mutualistas da quantidade de material consumido por ano. Com a proposta apresentada, verificou-se que é possível a redução de custos e a uniformização do processo de compras através do controlo de material consumido, das respostas imediatas da entrega do material e da própria distribuição do material nos locais de consumo. Para concluir este estudo, foi proposto um modelo para avaliar e selecionar os fornecedores, de forma a colmatar a falta de método na sua gestão.
The present work aims to study the best model procurement and supply to be implemented in Mutual Associations, in order to centralize the negotiation, standardize the procurement process, reduce the costs and get the information material consumption in real time. Currently the process of purchasing Mutual Associations is decentralized. The purchase of office supplies is done individually in their local suppliers. These Associations are recognized with some difficulties in terms of modernization and development. Within the work study verifies that there is no control of the amount of material consumed per year or control the detailed information of the purchases and there is a high number of providers for the supply area which are not evaluated. With the proposal, it was verified that it is possible to reduce costs and standardize the purchasing process by controlling material consumed, the immediate responses of the delivery of the material and their own material distribution in local consumer. At the end a model was proposed to evaluate and select suppliers in order to remedy the lack of method in their management.
Descrição: Mestrado em Engenharia Mecânica – Gestão Industrial
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/4736
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Mecânica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_AnaJesus_2013_MEM.pdf2,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.