Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/4713
Título: Plataforma de simulação em Repast Simphony para análise da divulgação de novas ideias em mercado
Autor: Sousa, Joaquim Margarido Passos de
Orientador: Praça, Isabel
Campos, Pedro
Palavras-chave: Simulação
Sistemas multi-agente
Redes colaborativas
Divulgação de novas ideias
Inovação
Simulation
Multi-agent systems
Collaborative networks
Diffusion of new ideas
Innovation
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
Resumo: Modelação e simulação baseadas em agentes estão a ganhar cada vez mais importância e adeptos devido à sua flexibilidade e potencialidade em reproduzir comportamentos e estudar um sistema na perspetiva global ou das interações individuais. Neste trabalho, criou-se um sistema baseado em agentes e desenvolvido em Repast Simphony com o objectivo de analisar a difusão de um novo produto ou serviço através de uma rede de potenciais clientes, tentando compreender, assim, como ocorre e quanto tempo demora esta passagem de informação (inovação) com diversas topologias de rede, no contato direto entre pessoas. A simulação baseia-se no conceito da existencia de iniciadores, que são os primeiros consumidores a adotar um produto quando este chega ao mercado e os seguidores, que são os potenciais consumidores que, apesar de terem alguma predisposição para adotar um novo produto, normalmente só o fazem depois de terem sido sujeitos a algum tipo de influência. Com a aplicação criada, simularam-se diversas situações com a finalidade de obter e observar os resultados gerados a partir de definições iniciais diferentes. Com os resultados gerados pelas simulações foram criados gráficos representativos dos diversos cenários. A finalidade prática desta aplicação, poderá ser o seu uso em sala de aula para simulação de casos de estudo e utilização, em casos reais, como ferramenta de apoio à tomada de decisão, das empresas.
Modeling and agent-based simulation are increasingly gaining importance and supporters due to its flexibility and capability to reproduce behaviors and study a system in the global perspective of the individual interaction. In this work, an agent-based system has been created and developed in Repast Simphony in order to analyze the diffusion of a new product or service through a network of potential customers while trying to understand how it happens and how long it takes to pass the information (innovation) among people using various network topologies, through direct contact among people. The simulation is based on the concept of the existence of starters, which are the first consumers to adopt a product when it hits the market and the followers, who are potential consumers who, despite having some predisposition to adopt a new product, usually only do it after they have been subject to some sort of influence. With the system, different situations were simulated in order to attain and observe the results generated from different initial settings. With the generated results through the simulations, graphics were created to express the results of the various scenarios. The practical purposes of this application are its use in a classroom context for simulation of case studies, and its use in real cases as a tool to support decision making in companies.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/4713
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Informática

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_JoaquimSousa_2013_MEI.pdf1,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.