Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/4693
Título: Aplicação de advergames no contexto do Ensino Superior
Autor: Pereira, Fernando Castro
Orientador: Carvalho, Carlos Vaz de
Palavras-chave: Jogos sérios
Publicidade online
Advergames
Serious games
Online advertising
Advergames
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
Resumo: As novas tecnologias, e a Internet em particular, criaram novas formas de transmissão de informação para o público e alteraram a forma como as pessoas comunicam. Isto abriu portas a novas formas de publicidade e ao aparecimento de um novo género de jogos, os advergames, aproveitando o facto dos jogos online contarem já com milhões de jogadores a nível mundial, um número que continua em constante crescimento. O conceito é relativamente recente mas apresenta resultados bastante positivos, com muitos especialistas a defender que os advergames são o futuro da publicidade, em grande parte devido aos custos inferiores e ao tempo de exposição do produto, quando comparado com os métodos mais tradicionais de publicidade. Os Jogos Sérios e, em especial, os advergames são o tema principal desta tese, com uma análise detalhada das suas vantagens e desvantagens, origens e oportunidade de desenvolvimento no futuro. São também analisados alguns casos de advergames de sucesso. A componente prática da tese tem como objetivo a criação de um advergame com o propósito principal de auxiliar os novos alunos do ISEP no seu processo de integração. O jogo consiste num formato de labirinto em duas dimensões, com objetivos que consistem na captura de certos objetos e entrega dos mesmos em pontos de destino pré-definidos, sempre dentro de um tempo limite e evitando outros perigos e obstáculos. Os resultados obtidos com a aplicação deste jogo demonstram que a transmissão de informação é bastante eficaz junto do seu público-alvo, devido em parte à abordagem mais dinâmica e interativa que um advergame tem com os seus utilizadores. A simplicidade da interface e facilidade de utilização proporcionada pelo jogo permitem uma exposição alargada da mensagem a passar, aumentando a motivação do jogador para se manter em contacto com o mesmo. Isto apresenta perspetivas bastante otimistas para o futuro da utilização de advergames no meio Universitário.
Technology and particularly the Internet are altering the way people communicate and created new ways to pass on information to the general public. Online gaming is growing fast, with millions of players worldwide and growing, which opened the door for new forms of advertising. This new “virtual” way of advertising led to the creation of a new breed of games, the advergames. This is a relatively recent concept but already with great results, with some experts claiming that this is the future of advertising, due in great part to the lower cost when compared to the more traditional methods and the extensive product exposure time. Serious Games and specially advergames are the main focus of this thesis, with a thorough analysis of its advantages and drawbacks, origins and future development opportunities, as well as a review of some successful advergames cases. The practical component of the thesis will be focused on the development of an advergame, with the main goal of helping new ISEP students on their integration process. This is a maze-like 2D game, with objectives that consist mainly in collecting some designated items and delivering them to their destination points, while avoiding moving hazards. The obtained results with the game tests proved that the information was transmitted in a very effective way to its target audience. One of the main reasons for this to happen may be related with the dynamic and interactive way the user connects with the information. The simple interface and ease of use allowed a good exposure time of all the information, which motivated the player to keep in contact with the game and try to complete the objectives. This gives optimistic perspectives for the future use of advergames on the academic world.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/4693
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Informática

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