Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/4688
Título: Desenho e implementação de um data warehouse para a empresa AdClick
Autor: Albuquerque, João Filipe Lima
Orientador: Rodrigues, Maria de Fátima
Silva, Filipe José Pimenta da
Palavras-chave: Data warehouse
Business intelligence
Marketing digital
Digital marketing
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto.
Resumo: Esta dissertação incide sobre a problemática da construção de um data warehouse para a empresa AdClick que opera na área de marketing digital. O marketing digital é um tipo de marketing que utiliza os meios de comunicação digital, com a mesma finalidade do método tradicional que se traduz na divulgação de bens, negócios e serviços e a angariação de novos clientes. Existem diversas estratégias de marketing digital tendo em vista atingir tais objetivos, destacando-se o tráfego orgânico e tráfego pago. Onde o tráfego orgânico é caracterizado pelo desenvolvimento de ações de marketing que não envolvem quaisquer custos inerentes à divulgação e/ou angariação de potenciais clientes. Por sua vez o tráfego pago manifesta-se pela necessidade de investimento em campanhas capazes de impulsionar e atrair novos clientes. Inicialmente é feita uma abordagem do estado da arte sobre business intelligence e data warehousing, e apresentadas as suas principais vantagens as empresas. Os sistemas business intelligence são necessários, porque atualmente as empresas detêm elevados volumes de dados ricos em informação, que só serão devidamente explorados fazendo uso das potencialidades destes sistemas. Nesse sentido, o primeiro passo no desenvolvimento de um sistema business intelligence é concentrar todos os dados num sistema único integrado e capaz de dar apoio na tomada de decisões. É então aqui que encontramos a construção do data warehouse como o sistema único e ideal para este tipo de requisitos. Nesta dissertação foi elaborado o levantamento das fontes de dados que irão abastecer o data warehouse e iniciada a contextualização dos processos de negócio existentes na empresa. Após este momento deu-se início à construção do data warehouse, criação das dimensões e tabelas de factos e definição dos processos de extração e carregamento dos dados para o data warehouse. Assim como a criação das diversas views. Relativamente ao impacto que esta dissertação atingiu destacam-se as diversas vantagem a nível empresarial que a empresa parceira neste trabalho retira com a implementação do data warehouse e os processos de ETL para carregamento de todas as fontes de informação. Sendo que algumas vantagens são a centralização da informação, mais flexibilidade para os gestores na forma como acedem à informação. O tratamento dos dados de forma a ser possível a extração de informação a partir dos mesmos.
This thesis focuses on the problem of building a data warehouse for AdClick company who operates in the area of digital marketing. Digital marketing is a type of marketing that uses digital media, with the same purpose of the traditional marketing which results on a effective publicity of goods, services and business to attract new clients. There are several digital marketing strategies in order to achieve these objectives, highlighting organic traffic and paid traffic. Organic traffic is characterized by the development of marketing actions that do not involve any costs related to promote and / or appeal new customers. In the other hand, paid traffic is manifested by the need to invest in campaigns to boost and attract new customers. First, an approach of the state of the art of business intelligence and data warehousing is made and presented the advantages of them to the companies. The business intelligence systems are needed, because currently firms have a high volume of data rich in information, which will only be fully exploited by making use of the potential of these systems. The first step in developing a business intelligence system is to concentrate all the data in a single integrated data warehouse to support decision making. It is then that we find here the construction of the data warehouse as the unique and ideal for this kind of requirements. This dissertation begins with a survey of the data sources that will supply the data warehouse and also starts with the contextualization of existing business processes in the company. After this, we begin the construction of the data warehouse, its dimensions and facts tables, and define the processes of data extraction and loading data into the data warehouse. Just as the creation of the views. Concerning the impact that this dissertation reached to the enterprise advantage that the partner in this work takes from the implementation of data warehouse and ETL processes for loading from all sources of information. Since some advantage are, the centralization of information, more flexibility for managers in how they access information. And the opportunity to extract intelligence from data that has been spread in the operational systems.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/4688
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Informática

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