Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/4683
Título: Desenvolvimento de recursos educativos em dispositivos móveis - RealHiBook
Autor: Tato, Helder Miguel Azevedo
Orientador: Escudeiro, Paula
Escudeiro, Nuno
Palavras-chave: Educação à distância
Recursos educativos
Realidade aumentada
Dispositivos móveis
Processo de aprendizagem
Aplicações interativas
Distance education
Educational resources
Augmented reality
Mobile devices
Learning process
Interactive applications
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto.
Resumo: Nos últimos anos têm existido bastantes pesquisas e um grande investimento quer na área da educação à distância quer ao nível das tecnologias móveis. A dada altura percebeu-se que cada vez mais poderiam ser utilizados dispositivos móveis no contexto da educação e de que estes já seriam capazes de responder às exigências necessárias para que fosse possível criar ou melhorar cenários com recursos educativos. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo que facilite a aprendizagem em dispositivos móveis. Nesse sentido, decidiu-se que seria uma mais-valia adicionar a este projeto, a utilização da Realidade Aumentada como potenciador de melhorias no processo de aprendizagem. A Realidade Aumentada, a par do que acontece com a educação à distância e com as tecnologias móveis, é uma área alvo de constantes investigações e inovação. Apresenta como principal capacidade a interação do utilizador com vários modelos virtuais incluídos numa cena real. Esta capacidade proporciona experiências que podem contribuir para o aumento da motivação e da perceção por parte dos alunos. A forma como o utilizador interage com as aplicações móveis é vista com extrema importância, principalmente na área da educação. Aliar uma boa interação à utilização da Realidade Aumentada, é parte integrante deste trabalho. Foram estudados exemplos de interações e formas como o utilizador vive a experiência durante a utilização de aplicações que partilham o mesmo tipo de tecnologias utilizadas neste projeto. O objetivo final foca-se na criação de uma aplicação, capaz de fornecer uma experiência enriquecedora no âmbito do ensino, ligado ao tema história e que consiga fundamentar a criação de um modelo que facilite a aprendizagem utilizando plataformas móveis. Os objetivos são corroborados por um conjunto de testes efetuados à aplicação e pelos resultados obtidos através de um questionário feito a um grupo de pessoas que testaram o protótipo.
In recent years there have been plenty of research and a great investment both in the area of distance education and at the level of mobile technologies. At one point it was realized that more and more mobile devices could be used in the context of education and that these would already be able to meet the requirements necessary so that they could to create or improve scenarios with educational resources. This work aims to propose a model that facilitates learning on mobile devices. Accordingly, it was decided that it would be an asset to add to this project, the use of augmented reality as a potentiator of improvements in the learning process. Augmented reality, aware of what happens to the distance education with mobile technologies is an area subject to constant research and innovation. Presents the main capability of the user interaction with multiple virtual models included in a real scene. This capability provides experiences that can contribute to increase the motivation and the perception from students. The way the user interacts with mobile applications is seen as extremely important, especially in education. Ally a good interaction with the use of augmented reality, is an integral part of this work. Have been studied interactions and examples of ways in which the user is experiencing during use applications sharing the same type of technology used in this project. The final objective focuses on creating an application, able to provide an enriching experience in teaching, about the theme story, that can support the creation of a model that facilitates learning using mobile platforms. The objectives are supported by a set of tests performed on the application and the results obtained through a questionnaire to a group of people who tested the prototype.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/4683
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Informática

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