Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/4486
Título: A importância da liderança para o engagement dos colaboradores nas empresas do Vale do Ave
Autor: Carneiro, Gilberto de Sousa
Orientador: Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da
Palavras-chave: Gestão
Liderança
Engagement
Gestión
Liderazgo
Management
Leadership
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Resumo: Atualmente é impossível dissociar a importância do fator humano como capacidade única e especial de criar soluções e organizar recursos canalizando energias no sentido de se alcançarem resultados distintos numa organização. O engagement dos colaboradores compreende sentimentos de realização e de reconhecimento profissional. Estes podem ser alcançados tanto por estímulos inerentes ao exercício de tarefas desafiantes e com significado para o trabalho como pela demonstração efetiva de reconhecimento por parte dos responsáveis organizacionais. O objetivo principal deste estudo foi determinar o impacto da liderança nos níveis de engagement dos trabalhadores da sub-região do Ave. Na fundamentação teórica desta pesquisa abordaram-se vários estilos de liderança, designadamente, aqueles de orientação para a relação, para a tarefa e situacional, e também o engagement e alguns dos seus possíveis preditores. Para a avaliação dos estilos de liderança utilizou-se a Escala de Avaliação de Estilo Gerencial (EAEG) na sua forma final (Melo, 2004) e na aferição do engagement utilizou-se o Questionário do Bem-estar no Trabalho (UWES-17) (Schaufeli & Bakker, 2003; Trad: Porto- Martins & Benevides-Pereira, 2008). Os participantes consistiram em 334 trabalhadores de empresas de diversos setores da sub-região do Ave, aos quais foi aplicado um questionário. Os resultados permitem concluir que o número de trabalhadores que vivenciam o engagement 191 (57,2) é superior ao dos trabalhadores que não o vivenciam 143 (42,8). Os resultados do estudo confirmam que existe uma relação positiva entre o estilo de liderança centrado no relacionamento e o engagement dos colaboradores. Os resultados confirmam também que existem diferenças nos níveis do engagement em relação aos fatores sociodemográficos, nomeadamente, em relação ao género, à idade e ao tempo/ experiência de trabalho.
En la actualidad es imposible disociar la importancia del fator humano como la capacidad única y especial para crear soluciones y organizar recursos de modo a canalizar energías hacia el logro de resultados ótimos en una organización. El engagement de los empleados comprende los sentimientos de logro y reconocimiento profesional. Estos pueden ser alcanzados sea por estímulos intrínsecos a la realización de tareas de trabajo desafiantes y significativas como también por la demostración efetiva de reconocimiento por parte de los responsables organizacionales. El objetivo principal de este estudio fue determinar el impacto del liderazgo en los niveles de engagement de los trabajadores en la Subregión del Ave. En el fundamento teórico de esta investigación se centró en diferentes estilos de liderazgo, en particular aquellos orientados a la relación, con la tarea y situacional, y también en el engagament y algunas de sus posibles predictores. Para la evaluación de los estilos de liderazgo utilizó la Escala de Evaluación de Estilo Gerencial (EAEG) en su forma final (Melo, 2004) y para la medición del engagement se utilizó el Cuestionario de Bienestar en el Trabajo (UWES-17) (Schaufeli y Bakker, 2003, Trad: Porto- Martins y Benevides-Pereira, 2008). Los participantes fueron 334 trabajadores de empresas de diversos setores de la Subregión del Ave, a los que se aplicó un cuestionario. Los resultados indican que el número de trabajadores que experimentan el engagement 191 (57,2) es más alto que el número de trabajadores que no experimentan el engagement 143 (42,8). Los resultados del estudio confirman que existe una relación positiva entre el estilo de liderazgo centrado en la relación y el engagement. Los resultados también confirman que hay diferencias en el engagement, entre los fatores sociodemográficos, como el género, la edad y el tiempo/ la experiencia laboral.
Currently it is impossible to dissociate the importance of the human fator as a unique and special ability to create solutions and organize resources channeling energies towards achieving distinct results in an organization. Employee’s engagement includes feelings of achievement and professional recognition. These can be attained by stimuli inherent in the performance of challenging tasks with meaningful for work and also by the effective demonstration of recognition by organizational managers. The main purpose of this study was to determine the impact of leadership in work engagement levels of Ave sub region workers. In the theoretical foundation of this research were addressed various leadership styles, particularly relationship-oriented, taskoriented and situational, and also engagement and some of its possible predictors. For leadership styles assessment it was used the Assessment Scale of Managerial Style (EAEG) in its final form (Melo , 2004) and for measuring engagement it was used the Utrecht Work Engagement Scale (UWES-17) (Schaufeli & Bakker, 2003; Transl: Porto-Martins & Benevides-Pereira, 2008). Participants consisted of 334 employees of companies from various sectors of Ave sub region, to which was applied a questionnaire. The results indicate that the number of engaged workers 191 (57.2) is higher than disengaged workers 143 (42.8). Study results confirm that there is a positive relationship between relationship-oriented leadership and employee’s engagement. The results also confirm that there are differences on engagement in what concerns to sociodemographic factors, namely, gender, age and work experience.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico do Porto para obtenção do Grau Mestre em Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Empresas Orientada pela Professora Doutora Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da Costa
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/4486
Aparece nas colecções:ISCAP - DM - Gestão das Organizações

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