Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/4485
Título: Deslocalização de empresas num contexto de globalização: estudo de caso de uma empresa portuguesa
Autor: Vieira, Cláudio Miguel Monteiro Leite
Orientador: Santos, José de Freitas
Palavras-chave: Estudo de caso
Indústria automóvel
Internacionalização
Deslocalização
Case study
Automotive industry
Internationalization
Relocation
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Resumo: O presente trabalho de investigação procura analisar o processo de internacionalização de uma empresa portuguesa como estratégia de resposta à deslocalização dos seus principais clientes multinacionais. O objetivo foi o de poder contribuir para a compreensão dos problemas que enfrentam as empresas que já estejam envolvidas ou venham a encetar um processo de deslocalização para seguirem um dos principais clientes internacionais. Na sequência da revisão de literatura, analisamos, numa primeira fase, as principais teorias de internacionalização empresarial, os obstáculos que se colocam às empresas quando se internacionalizam e os principais modos de entrada nos mercados externos. De seguida, procurou-se identificar os principais fatores de competitividade internacional de que as empresas beneficiam para conseguirem alcançar o sucesso quando se internacionalizam. O método do estudo de caso foi usado combinando três técnicas diferentes: dados primários (através de entrevista estruturada ao Administrador Executivo, Diretor Comercial e Diretora de Recursos Humanos), dados secundários (provenientes da imprensa e disponíveis no site da empresa na internet) e observação participante do próprio investigador. A triangulação destas diferentes fontes de informação, associada ao rigor e validade das referências bibliográficas utilizadas, permitiram retirar algumas ilações sobre o percurso de internacionalização da empresa em causa. Da análise em profundidade do caso foi possível concluir que a empresa conseguiu ultrapassar com sucesso a necessidade de internacionalizar para acompanhar o seu principal cliente multinacional. A análise do seu percurso de internacionalização e a forma como foram ultrapassados os principais problemas com que se confrontou podem servir de exemplo a outras empresas portuguesas do mesmo setor de atividade.
This research work attempts to analyze an internationalization process of a Portuguese company as a response strategy to the relocation of their major multinational clients. The goal was to be able to contribute to the understanding problems that companies are already engaged or will engage in a relocating process to pursue a major international customer. Following the literature review, initially we analyze the main theories of international business, the obstacles faced by firms when they internationalize and the main modes of entry into foreign markets. Next, we try to identify the main factors of international competitiveness that companies benefit to achieve success when they internationalize. The case study method was used, combining three different techniques: primary data (using a structured interview to the Executive Director, Commercial Director and Human Resources Director), secondary data (from the press and available on the company website) and participant observation of the investigator himself. The triangulation of these different sources of information, associated with rigor and validity of bibliographic references, allowed to draw some conclusions about the course of internationalization of the company concerned. Analyzing the case with depth, it can be concluded that the company was able to successfully overcome the need to internationalize to accompany the main multinational client. The analysis of the journey of internationalization and how the company overcome the major problems that confronted can serve as an example to other Portuguese companies in the same sector of activity.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do Grau de Mestre em Empreendedorismo e Internacionalização Orientador: Professor Doutor José de Freitas Santos
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/4485
Aparece nas colecções:ISCAP - DM- Empreendedorismo e Internacionalização

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_CláudioVieira_2013.pdf781,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.