Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/4477
Título: Anotação colaborativa de conteúdos utilizando jogos com propósito
Autor: Pinto, José Pedro Lima Gomes
Orientador: Viana, Paula Maria Marques Moura Gomes
Palavras-chave: Conteúdos
Anotação colaborativa
Jogo com propósito
Vídeos
Contents
Collaborative tagging
Games with a purpose
Videos
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
Resumo: Com o crescimento da informação disponível na Web, arquivos pessoais e profissionais, protagonizado tanto pelo aumento da capacidade de armazenamento de dados, como pelo aumento exponencial da capacidade de processamento dos computadores, e do fácil acesso a essa mesma informação, um enorme fluxo de produção e distribuição de conteúdos audiovisuais foi gerado. No entanto, e apesar de existirem mecanismos para a indexação desses conteúdos com o objectivo de permitir a pesquisa e acesso aos mesmos, estes apresentam normalmente uma grande complexidade algorítmica ou exigem a contratação de pessoal altamente qualificado, para a verificação e categorização dos conteúdos. Nesta dissertação pretende-se estudar soluções de anotação colaborativa de conteúdos e desenvolver uma ferramenta que facilite a anotação de um arquivo de conteúdos audiovisuais. A abordagem implementada é baseada no conceito dos “Jogos com Propósito” (GWAP – Game With a Purpose) e permite que os utilizadores criem tags (metadatos na forma de palavras-chave) de forma a atribuir um significado a um objecto a ser categorizado. Assim, e como primeiro objectivo, foi desenvolvido um jogo com o propósito não só de entretenimento, mas também que permita a criação de anotações audiovisuais perante os vídeos que são apresentados ao jogador e, que desta forma, se melhore a indexação e categorização dos mesmos. A aplicação desenvolvida permite ainda a visualização dos conteúdos e metadatos categorizados, e com o objectivo de criação de mais um elemento informativo, permite a inserção de um like num determinado instante de tempo do vídeo. A grande vantagem da aplicação desenvolvida reside no facto de adicionar anotações a pontos específicos do vídeo, mais concretamente aos seus instantes de tempo. Trata-se de uma funcionalidade nova, não disponível em outras aplicações de anotação colaborativa de conteúdos audiovisuais. Com isto, o acesso aos conteúdos será bastante mais eficaz pois será possível aceder, por pesquisa, a pontos específicos no interior de um vídeo.
With the growth of information available on the Web, personal and professional archives fostered both by the increasing capacity of data storage and computers’ processing capacity as well as by the increase in the network bandwidth that enables the easy access to that information, an enormous production and content distribution flow was created. However, and although there are mechanisms for indexing such contents, in order to make them available for searching and browsing, they usually have a great algorithmic complexity or require/demand hiring highly skilled personnel for verification and categorization of the . This thesis aims to explore solutions of collaborative tagging of audio-visual content and to develop a tool that facilitates their annotation. The approach implemented is based on the concept of GWAP (Games With a Purpose) and allows users to create tags (metadata in the form of keywords) to assign a meaning to an object to be categorized. Thus, as a first objective, a game with the purpose, not only of entertainment but also that allows the creation of audio-visual annotations, was developed. The application developed does also allow the visualization of content and introduced metadata, and with the aim of creating an additional information element, it allows the insertion of a “like” at a given timecode of the video. The greater advantage of the developed application is that it adds tags to specific points of the video, more specifically to its time instants. This is a new functionality, which is not available in other applications of collaborative tagging of audio-visual content. This approach enables the access to contents to be much more effective because it will be possible to access specific points within a video as a result of a searching query
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/4477
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_JosePinto_2012_MEEC.pdf2,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.