Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/4466
Título: Custeio baseado em atividades: concepção e implementação numa empresa de serviços
Autor: Almeida, Carlos Henriques Oliveira de
Palavras-chave: Custeio baseado em atividades
Formação
Sector dos serviços
Atividades
Trabalho de projeto
Costing activity-based
Services sector
Training
Project work
Activity
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Resumo: Este estudo pretende relatar o contributo de um trabalho de projeto para a melhoria da competitividade numa empresa portuguesa de serviços. O trabalho de projeto caraterizase por ser desenvolvido em equipa, com pesquisa no terreno e pela produção de conhecimentos resultantes da relação teórico-prática. Neste sentido, é apresentado o custeio baseado em atividades, um sistema utilizado para identificar os custos da empresa com o propósito de aumentar a produtividade e a eficiência no processo produtivo. O sistema de custeio é, na sua essência, um sistema de informação e de apoio à tomada de decisão. O presente estudo descreve nos seus capítulos, uma breve resenha da literatura científica sobre o tema, seguido da abordagem da metodologia utilizada, assim como um capítulo dedicado à implementação prática do estudo de caso. A implementação do ABC na organização tem a finalidade de fornecer uma ferramenta na gestão do custo dos serviços prestados. O modelo apresentado permite identificar resultados na área da formação, tais como o custo por hora que se apresenta mais baixo na formação para empresas, em detrimento da formação para particulares.
This study aims to report the contribution of a project for the improvement of competitiveness in a Portuguese enterprise based in services. A project work is defined by being developed in a team, with field research, that produces knowledge about a certain topic to stimulate the relationship between theory and practice. In this sense, the activity-based costing system is used to identify the costs of the enterprise, for the purpose of increasing productivity and efficiency in the production process. The costing system is, in essence, a system to inform and support decisionmaking. The present study describes by chapters, a brief digest of the scientific literature on the subject, followed by the approach of the methodology used, as well as a chapter devoted to the practical implementation of the case study. The implementation of ABC in the enterprise has the purpose of providing a tool to manage the internal cost of the services provided by the company. The submitted model allows to identify outcomes in the training area, such as the cost per hour, which is lower in training for enterprises, in prejudice of training individuals.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Contabilidade e Finanças, sob orientação de Paulino Manuel Leite da Silva
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/4466
Aparece nas colecções:ISCAP - DM - Contabilidade e Finanças

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_Carlos Almeida_2013.pdf10,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.