Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/4454
Título: Aparato para experimentação remota do lançamento de projéteis
Autor: Paiva, Carlos
Orientador: Alves, Gustavo R.
Marques, Maria A.
Palavras-chave: Experimentação remota
Lançamento de projéteis
Laboratório remoto
Física
Remote experimentation
Projectile launch
Remote laboratory
Physics
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
Resumo: Num sistema de ensino cada vez mais exigente, a experimentação assume um papel fundamental na aquisição e validação do conhecimento. No ensino da Física, a necessidade de compreender a influência do meio num dado conceito teórico leva a que a experimentação tenha um carácter obrigatório. Neste contexto, surgem três cenários capazes de suportar a aprendizagem dos conceitos teóricos adquiridos. A simulação que faz uso da velocidade e capacidades de cálculo do computador para obter o resultado de uma experiência, a experimentação tradicional em laboratório, na qual o aluno executa, presencialmente, a sua experiência e por último a experimentação remota, que permite a execução de uma experiência real sem a presença física do aluno. Esta dissertação apresenta o projeto de um aparato para experimentação remota do “Lançamento de projéteis”. De forma a providenciar um meio de ensino de Física mais flexível, o aparato desenvolvido permite, aos alunos, a determinação da aceleração da gravidade e o estudo da dependência do movimento de um projétil num conjunto de parâmetros. Este aparato, operado remotamente, é acedido via web, onde primeiramente é reservado um intervalo de tempo. O conjunto de parâmetros (“Bola”, “Altura de lançamento” e “Ângulo de lançamento”) da máquina permite suportar vários cenários de ensino da Física, com diferentes complexidades.
In an increasingly demanding educational system, experimentation plays a key role in the knowledge acquisition and validation. In physics education, the need to understand the environment influence on a given theoretical concept, leads to experimentation having a binding character. In this context, there are three scenarios able to support the learning theoretical concepts acquisition. Simulation, which uses the speed computer and capabilities for calculating experiment result; traditional laboratory experiments, in which student perform their experiments in situ; and, finally remote experimentation, which allows real experiment execution of a without the physical presence of the student. This thesis presents the design of an apparatus for remote experimentation on "Projectile Launch". In order to provide a more flexible mean for teaching physics, the developed apparatus allows students to determine the acceleration of gravity and projectile motion dependence on a set of parameters. This remotely operated apparatus is accessed via web by time scheduling. This machine contains a set of parameters ("Ball", “Launch height " and "Launch angle"), which support multiple teaching scenarios in physics with different complexities.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/4454
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_CarlosPaiva_2012_MEEC.pdf6,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.