Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/4422
Título: Ferramenta de estudo para alunos de medicina na especialidade de dermatologia
Autor: Santos, André António de Oliveira
Orientador: Carvalho, Carlos Vaz de
Palavras-chave: Mobile-Learning
Medicina
Medicine
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
Resumo: A vulgarização do uso de dispositivos móveis promoveu a proliferação de aplicações dos mais diversos âmbitos para estes dispositivos não sendo a área clínica uma excepção. Tanto a nível profissional, como a nível de ensino, as tecnologias móveis foram já há muito adoptadas nesta área para as mais diversas finalidades. O trabalho aqui apresentado pretende essencialmente provar a real importância desempenhada pelo mobile learning no contexto da aprendizagem clínica. Mais do que implementar um simples recurso educativo, pretendeu-se conceber um sistema integrado que respondesse a todas as necessidades do aluno quer durante o estudo nas suas diversas fases e locais, como também no próprio serviço hospitalar onde se encontre a desempenhar funções como interno da especialidade. Após uma exaustiva análise das aplicações móveis relevantes da área médica, verificou-se a inexistência de uma ferramenta integradora de vários módulos de aprendizagem com um custo comportável para a maioria dos alunos. Desta forma, idealizou-se uma aplicação capaz de superar esta lacuna que será detalhada ao longo desta tese. Para o desenvolvimento deste trabalho contou-se com a preciosa colaboração dos possíveis utilizadores finais desta ferramenta uma vez que a escolha dos módulos a integrar foi essencialmente baseada nas suas opiniões. Ainda no âmbito desta tese, encontra-se a avaliação do protótipo por parte dos alunos. Esta avaliação pretende validar a efectiva importância de uma ferramenta desta natureza para um aluno de medicina assim como o impacto que o protótipo teve na sua opinião acerca do conceito de mobile learning na aprendizagem clínica. Com vista a uma futura implementação de um recurso educativo deste âmbito, foram também recolhidos os pontos negativos e positivos mais relevantes para o aluno. Em suma, este trabalho valida a importância do papel que as aplicações de aprendizagem para dispositivos móveis podem desempenhar para um aluno de medicina tanto nos seus locais de estudo, como no serviço onde se possa encontrar.
The spread of mobile devices promoted the proliferation of the mobile applications from the most various scopes and the clinical area is not an exception. Mobile technologies have been adopted a long time ago by this area for both professional and teaching purposes. The work here presented primarily intends to prove the effective importance performed by mobile learning in the clinical learning context. More than just implement a simple learning resource, it was intended to conceive an integrated system able to respond to all the students’ needs during the study at all its phases and places, and also at the hospital service where they may act as interns. After an exhaustive review of the most relevant mobile applications in the medical field, it was verified the inexistence of an integrated learning tool with various learning modules and not considered expensive by the students majority. Therefore, it was envisioned an application capable of overcome this gap that will be detailed along this master thesis. This work development counted with the precious collaboration from the possible appliance final users, since the modules choice was mainly based on their opinion. Still in this thesis scope, can be found a prototype evaluation answered by students. This evaluation intends to validate the tool’s effective importance to a medicine student as well as the impact made by the prototype in the student’s opinion about the mobile learning concept in a clinical scope. In order to a future implementation of a learning resource in this scope, the negative and positive aspects to the student were collected and compiled. In conclusion, this work validates the importance of the role played by mobile learning applications to clinical students at their study places or clinical service as well.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/4422
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Informática

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_AndreSantos_2012_MEI.pdf2,54 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.