Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/4005
Título: Ensino do inglês no 1º ciclo: perceções dos professores de inglês do 1º e 2º ciclos e alunos do 2º ciclo
Autor: Melo, Mónica Alexandra Pinho
Orientador: Brites, Isabel
Palavras-chave: Perceções
Ensino do Inglês no 1º ciclo
Políticas educativas
Ensino precoce das línguas
Perceptions
English teaching in the 1st cycle
Education policies
Teaching languages to young learners
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
Resumo: Sendo a escola uma instituição concebida para a formação académica e social da criança, a aprendizagem duma língua estrangeira torna-se crucial para que a criança desenvolva uma atitude positiva perante outras línguas e culturas. É, portanto, necessário que a escola encontre formas de ensinar línguas estrangeiras que sejam adequadas ao 1º ciclo do Ensino Básico. O presente projeto de mestrado, intitulado Ensino do Inglês no 1º ciclo: perceções dos professores de Inglês do 1º e 2º ciclos e dos alunos do 2º ciclo reflete uma investigação baseada nas opiniões e perceções de profissionais e alunos de escolas públicas portuguesas que, direta ou indiretamente, estão envolvidos com o Inglês no 1º ciclo. Inicialmente apresenta-se um enquadramento legal que permite perceber quais as normas e orientações existentes na Europa e em Portugal, em termos de ensino precoce de línguas estrangeiras. A introdução do Programa de Generalização do Ensino de Inglês em 2005 começou por refletir um caminho de convergência com as políticas educativas europeias. No entanto, muitas das vitórias conseguidas por este Programa, pertencem ao passado. Os profissionais no ensino das línguas estrangeiras questionam-se acerca de muitos aspetos, originados pela forma como se cumpre atualmente o Ensino do Inglês, enquanto Atividade de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo. Os questionários aplicados neste projeto pretendem dar voz às perceções e opiniões destes mesmos profissionais.
The school is an institution intended to provide academic and social education to children. The learning of a new language becomes crucial so that the child develops a positive attitude towards other languages and cultures. Therefore, it is fundamental that schools find ways to teach foreign languages that are suitable to the 1st cycle of primary education. This project, The Teaching of English in the 1st cycle: perceptions of English teachers from the 1st and 2nd cycles and pupils of the 2nd cycle, reflects an investigation based on the opinions and perceptions of the professionals and pupils of the Portuguese public schools that, direct or indirectly, are involved with English in the 1st cycle. Initially, in this research, it is presented a legal framework in order to understand the rules and guidelines in Europe and Portugal. The Programa de Generalização do Ensino de Inglês in 2005 began by reflecting a path of convergence with the European education policies. However, many of the victories achieved by this Program belong to the past. The foreign language teaching professionals are questioning many aspects, originated by the way that English, functioning as Atividade de Enriquecimento Curricular, is presented now in the 1st cycle. The questionnaries applied in this project are intended to give voice to their opinions and perceptions.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/4005
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Ensino Precoce de Inglês

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_MónicaMelo_2013.pdf828,2 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.