Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/4000
Título: A autoavaliação: um pilar para o sucesso dos alunos
Autor: Silva, Liliana Raquel Barros
Orientador: Brites, Isabel
Palavras-chave: Autoavaliação
Autonomia
Reflexão
Regulação das aprendizagens
Self-assessment
Autonomy
Reflection
Monitoring learning
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
Resumo: Este trabalho pressupõe abordar o contributo da autoavaliação na aprendizagem e no desenvolvimento global dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Atividade de Inglês. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa em torno da avaliação formativa, parte integrante do processo ensino-aprendizagem, cujo intuito é avaliar o progresso e não os resultados. Também foi efetuado um levantamento das características das crianças enquanto aprendentes para que as metodologias adotadas fossem ao encontro do público-alvo. Desta forma, foi possível contar com o contributo de todos os intervenientes e obter resultados positivos. Com a implementação deste Projeto foi pretendido modificar comportamentos, quer dos alunos, quer da professora, de forma a que o contributo da autoavaliação no desenvolvimento integral das crianças comece a ser aceite por toda a comunidade educativa por proporcionar a oportunidade de reflexão, promovendo a autonomia, a autoestima e a confiança das crianças em si mesmas. Ao longo deste estudo procurou-se fomentar uma articulação entre a Atividade de Inglês e os pais, contribuindo, assim, para uma aprendizagem significativa do Inglês.
The purpose of this work is to outline the contribution of selfassessment in the learning process of children from primary school. The information below tries to emphasize the significance of formative assessment, an integrative part of the learning process, whose aim is to focus on the process rather than on the results. The data included in this work was gathered through questionnaires and dialogues between the teacher and the students which were responsible for the chosen methodologies Needless to say that the intention of this research is to change students’ and teacher’s attitudes regarding self-assessment practices due to the benefits they provide for students’ overall development and for promoting students’ autonomy, self-esteem and confidence. Finally, this work aims to bridge the gap between the teaching of English in Primary Schools and the parents by involving them in the activities developed in view of achieving the best education has to offer.
Descrição: Mestrado em Ensino Precoce do Inglês
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/4000
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Ensino Precoce de Inglês

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_LilianaSantos_2013.pdf2,75 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.