Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/3973
Título: Transformar a comunidade em Vitória
Autor: Miranda, António Carlos da Fonseca Sá
Orientador: Mendes, Ivaneide
Palavras-chave: Envelhecimento
Cidadania
Educação ao longo da vida
Desenvolvimento comunitário
Aging
Citizenship
Education throughout life
Community development
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
Resumo: O presente trabalho reflecte o desenvolvimento de um projecto de investigação posicionado metodologicamente na Investigação-Acção Participativa, com vista à melhoria das condições e qualidade de vida das pessoas idosas. A utilização de vários métodos e técnicas permitiu ao investigador, em conjunto com as pessoas, recolher e analisar a informação de onde emergiram vários problemas. Após ter sido feita a análise da realidade, o processo de desenvolvimento do projecto envolveu a priorização de problemas e necessidades para as quais foi delineado um projecto de intervenção onde, a partir das acções que integram um conjunto de actividades, se procurou alcançar os objectivos estabelecidos. Este projecto assentou, sobretudo, na acção educativa da Educação Social numa dimensão de Educação para a Cidadania, uma vez que procurou que os idosos reflectissem sobre os seus problemas e, de forma autónoma, se organizassem para lhes dar resolução. Acima de tudo, contribuiu para o envolvimento dos idosos na resolução de problemas institucionais e comunitários. É também fundamental entender este projecto de investigação como um conjunto de processos que contribuíram para a transformação pessoal dos envolvidos e, ao mesmo tempo, como um trabalho em permanente construção.
The following work reflects the development of a research project positioned methodological in the participatory action research, with the purpose of improving the elderly conditions and quality of life. The use of several methods and techniques allowed the researcher, along with people, to gather and analyze the information from which several problems emerged. After the analysis of the reality, the project development involved the choice of problems and needs in which it was outlined an intervention project, from the actions that integrate a set of activities, the established objectives were trying to be achieved. This project was based, mostly, on the education basis of the Social Education, from Education to the Citizenship, as it helped the elderly to think about their problems and, autonomously, organize themselves to find solutions. This contribution was mainly to the elderly involvement in solving institutional and community problems. It is also important to understand this research project like a set of processes that have made a contribution in the personal transformation off all people involved and, at the same time it is defined as a work in permanent construction.
Descrição: Mestrado em Educação e Intervenção Social - Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/3973
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_AntónioMiranda_2013.pdf3,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.