Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/3874
Título: Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
Autor: Pereira, Tânia Raquel Silva
Orientador: Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro
Palavras-chave: Day care
Supervised teaching practice
Child
Preschool
Creche
Criança
Prática pedagógica supervisionada
Pré-escolar
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
Resumo: Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.
O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular (uc) Prática Pedagógica Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Porto, durante o ano letivo 2012/2013 em contexto de creche e pré-escolar. A Prática Pedagógica Supervisionada realizou-se na creche e pré-escolar de Pedrouços e teve como principais objetivos o desenvolvimento de competências profissionais inerentes ao perfil de desempenho do Educador de Infância, nomeadas e definidas no Decreto- Lei nº 241/2001. Assim, este relatório apresenta a seguinte organização, o primeiro capítulo deste documento consiste no enquadramento teórico e legal que a mestranda se baseou ao longo de todo o seu processo de formação. No segundo capítulo é feita uma caracterização geral da instituição onde se desenvolveu a prática pedagógica da mestranda, nos contextos de creche e pré-escolar. No último capítulo, será apresentado uma descrição e análise das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos, no contexto de creche bem como, no contexto de préescolar. É de salientar a importância da metodologia de investigação-ação utilizada pela formanda, bem como a componente colaborativa do processo formativo (trabalho em díade) e a perspetiva reflexiva sempre presente nos encontros de supervisão, assim como nos momentos mais formais de planificação com as Educadoras Cooperantes. O relatório de estágio finda com uma reflexão final, sendo esta uma síntese integradora das potencialidades e constrangimentos sentidos, tendo em conta todo o processo desenvolvido pela formanda.
This internship report was conducted as part of the course Supervised Teaching Practice of the Masters' Degree in Pre-School Education, in Escola Superior de Educação do Porto, during the school year 2012/2013 in day care and pre-school context. The Supervised Teaching Practice was held in Pedrouços daycare and preschool and had as main objective the development of professional skills inherent on the performance profiling of the Childhood Educator, named and defined in Decree-Law No. 241/2001. Thus, the report has the following presentation, first chapter consists on the theoretical and legal framework that the graduate student was based throughout the training process. On the second chapter is made a general characterization of the institution where the training process took place, both the day care center and the kindergarten. In the last chapter, it is presented a description and analysis of the developed activities and obtained results, both kindergarten and day care context. It is to emphasize the importance of action-research methodology used by the trainee as well as the collaborative component of the training process (work in dyad) and reflective perspective always present in supervision meetings, as in the more formal planning meetings with the Cooperating Educators. The internship report ends with a final reflection, which is a synthesis that integrates the potentialities and embarrassments felt, taking into account the whole process developed by the trainee.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/3874
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