Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/3873
Título: Relatório de Estágio em Educação Pré-Escolar
Autor: Neto, Sónia Edite Rodrigues
Orientador: Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro
Palavras-chave: Creche
Pré-escolar
Criança ativa
Investigação-ação
Day care center
Preschool
Active child
Action research
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
Resumo: O relatório de estágio de qualificação profissional desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré- Escolar, nos contextos de creche e pré-escolar. Esta integração implicou a mestranda numa atitude investigativa, traduzida no aprofundamento dos referenciais teóricos abordados na referida UC, que permitiu desenvolver uma atitude indagadora e reflexiva, de modo a aliar saberes teóricos à prática e mobilizá-los em contexto. Efetivando a sua prática pedagógica através da observação, recolha de dados, análise sistemática da ação e reflexão crítica permanente, apoiou-se na metodologia de investigaçãoação, que segundo Elliot (1991) constitui um processo reflexivo, que envolve a mudança de teorias e práticas, permitindo ligar a autoavaliação ao desenvolvimento profissional. A prática pedagógica revista neste documento parte da convicção da mestranda relativamente à importância da observação, na mesma perspetiva de Gonçalves (2006): “se soubermos observar, saberemos compreender, se soubermos compreender, saberemos intervir e se soubermos intervir, saberemos melhorar, estaremos a conferir ao exercício de observação e análise da relação educativa o seu verdadeiro estatuto de instrumento de desenvolvimento pessoal/profissional do formando” (p.72). Foi assim que a mestranda solidificou a construção da sua imagem de criança, encarando-a como ativa e competente, almejando que essa visão se refletisse nas suas planificações, que identificavam necessidades e interesses das crianças, e consequentemente na sua ação. A co construção de saberes e a cooperação assumiram particular relevância no processo de formação e desenvolvimento profissional, proporcionado pelos intervenientes no contexto educativo: par de formação, educadoras, supervisora, pais e comunidade.
The report of professional qualification internship has been developed in the scope of the Course Unit (CU) of the Supervised Pedagogical Practice, being part of the master’s degree of Preschool Education, in the areas of day care center and preschool. This integration involved the graduating student in an investigative attitude, resulting in the deepening of the theoretical references studied in the CU, which allowed to develop an inquiring and reflexive attitude, in order to ally the theoretical knowledge to the practice and mobilize them in context. By making her practice through observation, data collection, action´s systematic analysis and permanent critical reflection, she based on the action research methodology, which according to Elliot (1991) consists in a reflexive process that involves change in theories and practices, allowing to link self-assessment to the professional development. The pedagogical practice reviewed in this document still starts on the graduating student’s conviction regarding observation’s importance, from the perspective of Gonçalves (2006): “if we can watch, we will know how to understand, if we can understand, we will know how to interfere and if we can interfere, we will know how improve, we will grant to the exercise of observation and educational relationship analysis its true status of the graduating student’s personal/professional development tool” ( p.72). It was, in this way, that the graduating student was setting the construction of its image of a child, facing it as active and capable, craving that that vision would reflect on its planning, which identify needs and interests of children, and thereafter on its action. Co-construction of knowledge and cooperation took on great relevance in the formative process and professional development afforded by the parts in the educational context: formative pair, governesses, supervisor, parents and community.
Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau Mestre em Educação Pré-Escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/3873
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar

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