Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/3864
Título: Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
Autor: Coelho, Telma Isabel Alves Cabral
Orientador: Araújo, Sara Barros
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Investigação-ação
Desenvolvimento profissional
Aprendizagem ao longo da vida
Reflexão
Research-action
Professional development
Reflection
Lifelong learning
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
Resumo: No âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi elaborado o presente relatório de qualificação profissional, com o objetivo essencial de ilustrar o processo de desenvolvimento e construção de um perfil de desempenho profissional. Desta forma, importa referir a metodologia de investigação-ação, na medida em que esta permitiu à estagiária desenvolver uma prática pedagógica reflexiva e investigativa, proporcionando-lhe o desenvolvimento de atitudes indagadoras e críticas, a partir da problematização da sua ação. Assim, a partir dos processos que integram esta metodologia investigativa: observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, foi possível a construção de um perfil de desempenho profissional. Estes processos foram utilizados como estratégias formativas no desenvolvimento de competências sendo relevante referir que estes contaram, ainda, com a colaboração de vários intervenientes, nomeadamente, do par pedagógico, da orientadora cooperante e, ainda, da supervisora institucional. Foi, também, no âmbito da prática desenvolvida em contextos educativos, nomeadamente, de creche e de educação pré-escolar, que a estagiária pode desenvolver competências ao nível da articulação entre os saberes teóricos e a sua ação educativa. Indo ao encontro de um dos objetivos definidos na ficha curricular da UC, no seu processo de evolução, ao longo do ano, a estagiária consolidou de forma fundamentada e reflexiva as suas competências profissionais e pessoais, tendo ainda, a consciência de que o seu processo de desenvolvimento não acaba aqui, na medida em que esta pretende continuar a investir na sua formação valorizando, assim, o “princípio de aprendizagem ao longo da vida” (Ribeiro & Araújo, 2012-2013:5).
In the context of the Curricular Unit (CU) of Supervised Pedagogic Practice, part of the curriculum of the Master in Preschool Education, this report has been prepared for professional qualification, with the ultimate goal of illustrating the process of developing and building a professional profile. Thus, it should be noted the methodology of research action, which allowed the student to develop a reflective and investigative teaching practice, favoring the development of a critical and inquiring attitude, from the questioning of her own action. It were the processes that take part in this research methodology: observation, planning, action, evaluation and reflection, that made it possible to construct a professional profile. These processes were used as training strategies in the development of skills and it is relevant to note that there were various participants collaborating throughout the process, including the pedagogical pair, the cooperating teacher and also the institutional supervisor. It was also within the scope of practice developed in educational contexts of nursery and preschool education that the trainee could develop skills in articulation between theoretical knowledge and its educational activities. According to one of the objectives defined in the syllabus of the Curricular Unit, during her development process, throughout the year, the student, groundedly and reflexively, consolidated her professional and personal skills, and also the awareness that this development does not end here, as the student intends to continue to invest in enhancing her own learning, by the "principle of lifelong learning" (Ribeiro & Araújo, 2012-2013:5).
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/3864
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_TelmaCoelho_2013.pdf12,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.