ISEP - DM – Engenharia Informática : [237] Página principal da colecção

O curso de mestrado encontra-se dividido em três áreas de especialização em Engenharia Informática: Tecnologias do Conhecimento e Decisão; Arquitecturas, Sistemas e Redes e Sistemas Gráficos e Multimédia. 1. ÁREA TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO E DECISÃO - Esta área desenvolve competências que permitem o salto qualitativo da Sociedade da Informação para a Sociedade do Conhecimento e posteriormente para a Sociedade da Decisão. Os diplomados desta área para além de saberem lidar com os dados em sistemas de armazém de dados e fazer o respectivo processamento analítico, são também capazes de planear, desenhar e implementar o desenvolvimento de Sistemas de Apoio à Decisão, Sistemas Baseados em Conhecimento e, em particular, os Sistemas Periciais. Nesta área são também fornecidos aos alunos conhecimentos para o desenvolvimento de sistemas através do paradigma de programação Agentes Inteligentes e Sistemas Multi-agente. É dado ênfase à usabilidade de sistemas e ambientes através de tecnologias de conhecimento e aprendizagem automática; são estudadas, meta-heurísticas, optimização combinatória, métodos gerais de pesquisa, computação evolucionária e abordagens híbridas para optimização de problemas. São estudados os principais algoritmos de Data Mining para extracção do conhecimento implícito em grandes repositórios de dados; é também proporcionado um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da simulação discreta e contínua e finalmente são dotados aos alunos conhecimentos e competências teóricas e práticas fundamentais sobre engenharia de ontologias e a sua aplicação a sistemas de informação e de conhecimento distribuídos, heterogéneos e abertos, nomeadamente no contexto da World Wide Web e da Web Semântica. 2. ÁREA ARQUITECTURA, SISTEMAS E REDES - A área de Arquitecturas, Sistemas e Redes visa dotar os alunos de conhecimentos transversais relativamente à integração de sistemas computacionais, com particular atenção em arquitecturas avançadas, interligando sistemas heterogéneas e distribuídos. Abordam-se por isso os conceitos necessários ao desenvolvimento de sistemas distribuídos e heterogéneos (incluindo sistemas embebidos e móveis), tanto ao nível da concepção de software como ao nível das plataformas computacionais (sistemas operativos, máquinas virtuais, linguagens). De igual forma, são abordados os conceitos, requisitos e métodos inerentes à interligação de aplicações e sistemas heterogéneos, e os conhecimentos em segurança e gestão de sistemas que permitam colocar em funcionamento aplicações complexas, heterogéneas e distribuídas com elevados graus de fiabilidade. Em paralelo são leccionadas competências transversais e estruturantes, como, por exemplo, processos de gestão da inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de negócio. 3. ÁREA SISTEMAS GRÁFICOS E MULTIMÉDIA - Aborda os processos de concepção, desenvolvimento e aplicação avançada de sistemas gráficos interactivos e multimédia. As competências transmitidas incluem a aplicação de metodologias e processos de concepção, autoria e desenvolvimento destes sistemas em ambientes de Engenharia e a utilização de ambientes e de ferramentas padronizadas que lhe estão associadas. Transversalmente a estas áreas de desenvolvimento são apresentados os conceitos gerais como a usabilidade e acessibilidade, bem como metodologias de construção de interfaces com o utilizador, numa perspectiva de sensibilização dos alunos para o papel fundamental que os processos de interacção entre o utilizador e a máquina desempenham no sucesso das aplicações informáticas. São também considerados aspectos ligados ao planeamento, gestão e implementação em equipa destes sistemas e respectivo plano de negócio. É dado especial relevo à aplicação destas capacidades ao contexto específico de concepção e especificação, implementação e avaliação de conteúdos digitais de carácter educativo como software educativo, bem como produção de conteúdos de imagem, áudio e vídeo.

Browse
Active um alerta nesta colecção para receber notificações por correio electrónico de novos registos RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Items da Coleção (Ordenados por Data de depósito em ordem descendente): 1 até 20 de 237
DataTítuloAutor(es)TipoAcesso
2016Modélisation prédictive des interactions entre bactéries et virus bactériophagesLeite , Diogo Manuel CarvalhomasterThesisopenAccess
2016Processo de Análise de NegócioSilva , Bruno Miguel FernandesmasterThesisopenAccess
2016Protótipo Plataforma de EscritaNogueira , Ana Rita DiasmasterThesisopenAccess
2016Sistema de recomendação baseado em Data MiningFerreira , Bruno PatríciomasterThesisopenAccess
2015Efeitos especiais mediados por Kinect em contexto de espetáculo de dança ao vivoGonçalves, Tiago Nuno MouramasterThesisopenAccess
2015A Eficácia da Plataforma Talky - a Destrava Línguas em Crianças com Perturbações da LinguagemCampos, Tiago Manuel Barbosa Rodrigues demasterThesisembargoedAccess
2015A framework for real time MMO game content generationAlves, Tiago Joaquim DiasmasterThesisopenAccess
2015All About Portugal - Website dedicado ao turismo externo em PortugalMartins, Rui Manuel da SilvamasterThesisopenAccess
2015Arquitetura REST em smartphones AndroidFerreira, Pedro Bruno ViveirosmasterThesisopenAccess
2015Solução Industrial para Controlo de OEEFalcão, Pedro Daniel MaiamasterThesisembargoedAccess
2015Estudo de vulnerabilidades em aplicações web e o seu reflexo em domínios PortuguesesMonteiro, Nuno Miguel da SilvamasterThesisopenAccess
2015Frameworks e Bibliotecas JavascriptDuarte, Nuno Filipe BrandãomasterThesisopenAccess
2015Tecnologias Multimédia no Apoio ao Ensino da Assistência Pré-HospitalarRocha, Mauro Fabiano Pereira damasterThesisopenAccess
2015Providing Adaptation for an Adaptive Hypermedia SystemFernandes, Marta Mafalda de AlmeidamasterThesisopenAccess
2015Guia de desenvolvimento de jogos para programadores independentesFernandes, Luís Miguel DiasmasterThesisopenAccess
2015Hypermedia-based Web Services as System IntegratorsTeixeira, Luciano de Castro Oliveira BrochadomasterThesisopenAccess
2015Exergames - Jogos Sérios para Promover o Exercício FísicoGomes, Leniker Manuel da ConceiçãomasterThesisembargoedAccess
2015Adaptive Game Design Study of a fully adaptive frameworkMagalhães, José Tiago dos Santos SuzanomasterThesisopenAccess
2015Gestão de Redes e Sistemas: Estudo de um casoAndrade, Jorge André Marques demasterThesisopenAccess
2015Adaptation and Localization of Open Source ERPs - The case of Parties in OFBizAlmeida, Jorge Miguel RochamasterThesisopenAccess
Items da Coleção (Ordenados por Data de depósito em ordem descendente): 1 até 20 de 237