ISEP - DM – Engenharia Informática : [280] Página principal da colecção

O curso de mestrado encontra-se dividido em três áreas de especialização em Engenharia Informática: Tecnologias do Conhecimento e Decisão; Arquitecturas, Sistemas e Redes e Sistemas Gráficos e Multimédia. 1. ÁREA TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO E DECISÃO - Esta área desenvolve competências que permitem o salto qualitativo da Sociedade da Informação para a Sociedade do Conhecimento e posteriormente para a Sociedade da Decisão. Os diplomados desta área para além de saberem lidar com os dados em sistemas de armazém de dados e fazer o respectivo processamento analítico, são também capazes de planear, desenhar e implementar o desenvolvimento de Sistemas de Apoio à Decisão, Sistemas Baseados em Conhecimento e, em particular, os Sistemas Periciais. Nesta área são também fornecidos aos alunos conhecimentos para o desenvolvimento de sistemas através do paradigma de programação Agentes Inteligentes e Sistemas Multi-agente. É dado ênfase à usabilidade de sistemas e ambientes através de tecnologias de conhecimento e aprendizagem automática; são estudadas, meta-heurísticas, optimização combinatória, métodos gerais de pesquisa, computação evolucionária e abordagens híbridas para optimização de problemas. São estudados os principais algoritmos de Data Mining para extracção do conhecimento implícito em grandes repositórios de dados; é também proporcionado um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da simulação discreta e contínua e finalmente são dotados aos alunos conhecimentos e competências teóricas e práticas fundamentais sobre engenharia de ontologias e a sua aplicação a sistemas de informação e de conhecimento distribuídos, heterogéneos e abertos, nomeadamente no contexto da World Wide Web e da Web Semântica. 2. ÁREA ARQUITECTURA, SISTEMAS E REDES - A área de Arquitecturas, Sistemas e Redes visa dotar os alunos de conhecimentos transversais relativamente à integração de sistemas computacionais, com particular atenção em arquitecturas avançadas, interligando sistemas heterogéneas e distribuídos. Abordam-se por isso os conceitos necessários ao desenvolvimento de sistemas distribuídos e heterogéneos (incluindo sistemas embebidos e móveis), tanto ao nível da concepção de software como ao nível das plataformas computacionais (sistemas operativos, máquinas virtuais, linguagens). De igual forma, são abordados os conceitos, requisitos e métodos inerentes à interligação de aplicações e sistemas heterogéneos, e os conhecimentos em segurança e gestão de sistemas que permitam colocar em funcionamento aplicações complexas, heterogéneas e distribuídas com elevados graus de fiabilidade. Em paralelo são leccionadas competências transversais e estruturantes, como, por exemplo, processos de gestão da inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de negócio. 3. ÁREA SISTEMAS GRÁFICOS E MULTIMÉDIA - Aborda os processos de concepção, desenvolvimento e aplicação avançada de sistemas gráficos interactivos e multimédia. As competências transmitidas incluem a aplicação de metodologias e processos de concepção, autoria e desenvolvimento destes sistemas em ambientes de Engenharia e a utilização de ambientes e de ferramentas padronizadas que lhe estão associadas. Transversalmente a estas áreas de desenvolvimento são apresentados os conceitos gerais como a usabilidade e acessibilidade, bem como metodologias de construção de interfaces com o utilizador, numa perspectiva de sensibilização dos alunos para o papel fundamental que os processos de interacção entre o utilizador e a máquina desempenham no sucesso das aplicações informáticas. São também considerados aspectos ligados ao planeamento, gestão e implementação em equipa destes sistemas e respectivo plano de negócio. É dado especial relevo à aplicação destas capacidades ao contexto específico de concepção e especificação, implementação e avaliação de conteúdos digitais de carácter educativo como software educativo, bem como produção de conteúdos de imagem, áudio e vídeo.

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DataTítuloAutor(es)TipoAcesso
2016Anxiety reducing through a neurofeedback serious game with dynamic difficulty adjustmentMata, Luís Miguel Almeida damasterThesisopenAccess
2016Solução parametrizável para Corporate TVMorim, Luís Filipe MachadomasterThesisopenAccess
2016Discovering BadgesGomes, Leandro Daniel PintomasterThesisopenAccess
2016Modelos de Data Mining para suporte a avaliações sensoriais do vinhoAbreu, José Miguel FernandesmasterThesisopenAccess
2016Plataforma Automática de Estimulação e Avaliação CognitivaNeto, Jorge Miguel RodriguesmasterThesisopenAccess
2016Tradutor bidirecional de língua gestual portuguesaLopes, Jorge Leonel BorgesmasterThesisopenAccess
2016Análise em tempo real de dados com bases de dados não relacionaisCorreia, Jorge Abel da CostamasterThesisopenAccess
2016Como é que as tecnologias de informação podem ajudar na gestão de modelos de avaliação de colaboradoresSantos, Joaquim Ricardo SernamasterThesisopenAccess
2016Plataforma Automática de Estimulação e Avaliação CognitivaCosta, João Nuno OliveiramasterThesisopenAccess
2016Scarlett Game StudioAlves, João Filipe da SilvamasterThesisembargoedAccess
2016Database as a Service (DaaS) or RDBMS?Sousa, João Alberto Rodrigues demasterThesisopenAccess
2016Análise Sentimental em Recursos do YouTubeSilva, Hugo Miguel BastosmasterThesisopenAccess
2016Jogos adaptativos para apoio à reabilitação de pessoas com perda de memóriaLeal, Hugo Manuel MoreiramasterThesisopenAccess
2016Poi engine - Sistema automático de pesquisa e recolha de pontos de interesses turísticos relativos a formação na área da saúdeNunes, Hélder Miguel SoaresmasterThesisopenAccess
2016Deteção de convulsões epiléticas a partir de eletroencefalogramasMartins, Hélder José Pedrosa de AbreumasterThesisopenAccess
2016Business Intelligence em Avaliações de Alunos da Licenciatura em Engenharia InformáticaCouto, Gisela Esmeralda Aguiar domasterThesisopenAccess
2016Plataforma de apoio à avaliação de ciclos de estudoPereira, Gilberto Carlos de CarvalhomasterThesisopenAccess
2016Estudo da Aplicação do Material Design em Computadores Pessoais: Desenvolvimento de um Media PlayerCastro, Gil Filipe Martins demasterThesisopenAccess
2017Scheduling High Criticality Real-Time SystemsCarvalho, Humberto José Elias Seixas demasterThesisopenAccess
2016Análise da Gestão de Palavras-ChaveAreias, Francisco Nogueira Regueiro de AzevedomasterThesisembargoedAccess
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