Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/3292
Título: Ensaio sobre um sistema de um painel de uma divisória pré-fabricada
Autor: Silva, Hugo José Duarte
Orientador: Faria, José Pinto
Palavras-chave: Divisória pré-fabricada
Divisória amovível
Gypcork
Pré-fabricação e industrialização
Prefabricated partitions
Removable partitions
Prefabrication and industrialization
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
Resumo: O setor da construção civil em Portugal sofre atualmente uma crise, como consequência da crise instalada no país. Além disso, a construção tradicional devido à sua rigidez espacial contribuiu para que os edifícios não se pudessem adaptar de uma forma simples, rápida e económica. Para contrabalançar esses factos a industrialização deverá ser encarada como uma das áreas com maior potencial de crescimento no futuro. A possibilidade de conceber um sistema que se adapta às constantes mudanças das necessidades humanas torna-se um dos grandes desafios da indústria da construção civil onde a pré-fabricação terá um papel fundamental. Neste ensaio estuda-se um sistema de divisórias leves amovíveis pré-fabricadas. No primeiro capítulo deste ensaio é elaborada uma síntese de conceitos que estão relacionados com as divisórias leves pré-fabricadas (industrialização e pré-fabricação), aborda-se a avaliação do sistema previsto ao nível da legislação e os passos a dar para verificação da viabilidade do sistema. No segundo capítulo faz-se uma distinção entre os vários tipos de pré-fabricação, definemse as exigências de desempenho e funcionais do sistema, aborda-se o conceito de coordenação modular e das tolerâncias de construção referindo a sua tremenda importância na pré-fabricação. Na parte final deste capítulo abordam-se exaustivamente as exigências de desempenho das paredes interiores não resistentes. No terceiro capítulo desenvolveu-se o sistema. Descrevem-se todos os componentes do sistema e a justificação da sua utilização. Elaboram-se três pré-avaliações: mecânica, acústica e térmica. Definem-se as ligações a serem utilizadas e pormenorizam-se todos os materiais das ligações. É apresentada uma avaliação económica de custos do sistema. Definem-se os procedimentos de: fabricação, transporte, montagem e desmontagem do sistema. No último capítulo apresentam-se as principais conclusões e os possíveis desenvolvimentos futuros.
The construction sector in Portugal is currently suffering a crisis as a result of the crisis in the country. Furthermore, the traditional construction due to its rigidity spatial contributed to the buildings could not be adapted in a simple, fast and economic way. To counteract these facts industrialization should be seen as one of the areas as higher growth potential in the future. The ability to design a system that adapts to changing human needs becomes one of the great challenges of the construction industry where prefabrication will have a key role. In this assay is studied a system of removable partitions lightweight prefabricated. In the first chapter of this essay is to elaborate a synthesis of concepts that are related to the lightweight prefabricated partitions (industrialization and prefabrication), addresses the assessment of the system provided in legislation and the steps to take to verify the feasibility system. In the second chapter makes a distinction between the various types of prefabrication, defines the functional and performance requirements of the system, discusses the concept of modular coordination and constructional tolerances referring to its tremendous importance in prefabrication. In the final part of this chapter is exhaustively discussing the performance requirements of non-resistant interior walls. In the third chapter is the developed the system. Describes all the system components and justification for their use. Draw up three pre-assessments: mechanical, thermal and acoustic. Set up connections to be used up and detailing all materials of the connections. It presented an economic assessment of system costs. Procedures are defined: manufacturing, transportation, installation and dismantling of the system. The last chapter presents the major conclusions and possible future developments.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/3292
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Civil

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