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Abstract(s)
A ideia generalizada de que a criança é incapaz de assimilar um mecanismo fonatório destinado aos adultos
tem constituído um alibi para mascarar a penúria educativa neste campo. O desconhecimento de que é possível
ajudar a criança a construir, progressivamente, a sua voz cantada antes da puberdade, tem levado a descurar
este aspecto importantíssimo da educação vocal infantil.No século xx todos os grandes pedagogos da
música reconheceram o papel primordial do canto na educação musical. Contudo, nem todos deram a mesma
importância ao trabalho específico no desenvolvimento da voz da criança. Os métodos Martenot e Ward e
alguns investigadores contemporâneos, nomeadamente, Edwin Gordon, Marie France Castarède, Anne
Bustarret, Graham Welch dão um realce muito particular à educação vocal da criança. O método Ward propõe,
inclusivamente, um trabalho individualizado e sistemático com as crianças “monótonas”.O presente artigo
aborda algumas questões essenciais da educação vocal da criança: a relação entre a voz e a idade, a mudança
da voz, o problema dos “monótonos” e ainda como é desenvolvida a educação da voz na pedagogia musical
Ward incluindo alguns processos de trabalho com estas crianças.
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Keywords
Pedagogical Context
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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Porto.