Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/3153
Título: A educação vocal da criança
Autor: Giga, Idalete
Data: 2004
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Porto.
Relatório da Série N.º: Revista Música, Psicologia e Educação;N.º 6
Resumo: A ideia generalizada de que a criança é incapaz de assimilar um mecanismo fonatório destinado aos adultos tem constituído um alibi para mascarar a penúria educativa neste campo. O desconhecimento de que é possível ajudar a criança a construir, progressivamente, a sua voz cantada antes da puberdade, tem levado a descurar este aspecto importantíssimo da educação vocal infantil.No século xx todos os grandes pedagogos da música reconheceram o papel primordial do canto na educação musical. Contudo, nem todos deram a mesma importância ao trabalho específico no desenvolvimento da voz da criança. Os métodos Martenot e Ward e alguns investigadores contemporâneos, nomeadamente, Edwin Gordon, Marie France Castarède, Anne Bustarret, Graham Welch dão um realce muito particular à educação vocal da criança. O método Ward propõe, inclusivamente, um trabalho individualizado e sistemático com as crianças “monótonas”.O presente artigo aborda algumas questões essenciais da educação vocal da criança: a relação entre a voz e a idade, a mudança da voz, o problema dos “monótonos” e ainda como é desenvolvida a educação da voz na pedagogia musical Ward incluindo alguns processos de trabalho com estas crianças.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/3153
Aparece nas colecções:ESE - CIPEM - Revista Música, Psicologia e Educação - 2004 (Nº 6)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ART_IdaleteGiga_2004.pdf32,49 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.