Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/3150
Título: Motivação para o estudo de música: Factores de persistência
Autor: Pinto, Alexandrina
Data: 2004
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Porto.
Relatório da Série N.º: Revista Música, Psicologia e Educação;N.º 6
Resumo: Um grande número de alunos inicia todos os anos o estudo de música nos conservatórios e escolas de música, no entanto apenas uma pequena parte termina o ‘curso complementar’. Neste contexto a questão sobre que factores levam os alunos a persistir ou desistir assume pertinência. A presente comunicação analisa a motivação, baseando-se numa investigação das razões de sucesso, a partir da observação do perfil motivacional dos alunos que completam com sucesso os seus estudos musicais. Os factores de persistência do aluno no estudo da música serão abordados em duas vertentes: por um lado, a partir do apoio que recebem ou não dos possíveis agentes de motivação: família, escola de ensino genérico, escola de música, professores e amigos; por outro lado, a partir do próprio aluno - o que é que o leva a ultrapassar as vicissitudes inerentes ao estudo de música, sobretudo porque decorre, a maioria das vezes, em simultâneo com os estudos do ensino secundário ou superior, em competição directa com inúmeras solicitações proporcionadas pelo mundo tecnológico, pelo sistema de relações da sociedade actual e sem certezas quanto ao futuro profissional.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/3150
Aparece nas colecções:ESE - CIPEM - Revista Música, Psicologia e Educação - 2004 (Nº 6)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ART_AlexandrinaPinto_2004.pdf31,15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.