Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/3121
Título: Processos cognitivos na performance musical
Autor: Clarke, Eric
Data: 1999
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Porto
Relatório da Série N.º: Revista Música, Psicologia e Educação; Nº1
Resumo: Existem, actualmente, facilidades e técnicas sem precedentes tendo como fim medir a interpretação musical: medição directa do instrumento, de gravações digitalizadas, medição de imagens vídeo de todo o corpo na interpretação ou só das mãos, medição das características espectrais da música interpretada, informação através de entrevistas com intérpretes e improvisadores, com grupos musicais, informação sobre o estudo do instrumento. Nunca até hoje houve tanto e tão detalhado conhecimento dos processos e manifestações da interpretação musical. Mas o que podem mostrar todas estas medições? Que questões colocam? Que características e que tipos de interpretação foram ignorados? Enfim, o que se aprendeu? E porque tem sido a interpretação musical alvo destas investigações? Este artigo considera e ilustra algumas das diferentes perspectivas de aproximação à interpretação musical, as questões que estes estudos levantam, e discute os sucessos, os fracassos e o futuro deste tipo de investigação.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/3121
Aparece nas colecções:ESE - CIPEM - Revista Música, Psicologia e Educação - 1999 (Nº 1)

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