Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/3119
Título: Quais os motivos do insucesso de algumas crianças na aprendizagem musical? Motivação e Flow Theory
Autor: O′Neill, Susan
Data: 1999
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Porto
Relatório da Série N.º: Revista Música, Psicologia e Educação; Nº1
Resumo: Este artigo aborda a natureza da motivação na sua relação com a aprendizagem musical. Um dos objectivos principais é problematizar a questão das diferenças no sucesso da aprendizagem musical quando nos encontramos perante indivíduos com níveis aparentemente semelhantes de capacidade e potencial musicais. Começa por apresentar um conjunto de modelos teóricos que oferecem uma visão acerca das razões que podem explicar as variações e mudanças na motivação. Refere-se investigação recente que sugere que os processos motivacionais não são pré-determinados mas podem ser aprendidos e que os indivíduos, para atingir níveis elevados de sucesso, necessitam de uma focagem no processo por oposição a uma focagem no produto. São introduzidos e explorados processos cognitivos fundamentais relacionados com a aprendizagem musical (por exemplo, comportamento au to-regulado, papel da motivação intrínseca e extrínseca) . Como conclusão, sugerem-se algumas práticas específicas para que os professores possam reflectir acerca da melhor forma de encorajar e aumentar a motivação dos seus alunos para aprender música.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/3119
Aparece nas colecções:ESE - CIPEM - Revista Música, Psicologia e Educação - 1999 (Nº 1)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ART_SusanOneill_1999.pdf3,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.