Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/2830
Título: Desesenvolvimento de recursos educativos para a área de matemática em dispositivos móveis
Autor: Oliveira, José Gabriel Ferreira
Orientador: Escudeiro, Paula
Escudeiro, Nuno
Palavras-chave: Dispositivos móveis
B-­‐learning, m-­‐learning
Learning management system
Recurso educativo
Jogo didático
Mobile devices
Educational resource
Educational game.
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
Resumo: A combinação do avanço tecnológico com o crescimento da aquisição de dispositivos móveis refletiu-­‐se na vida diária das pessoas, sendo usado nas atividades de trabalho e lazer. A transposição dessa realidade para a sala de aula, não se fez esperar, inicialmente até de uma forma marginal mas acabando por ser aceite. Confrontada com esta nova realidade as autoridades educativas começaram a apoiar e a incentivar as instituições. O desenvolvimento de tecnologias como b-­‐learning, m-­‐learning e dos sistemas de aprendizagem (Learning Management System) deram uma grande contribuição para o desenvolvimento das tecnologias móveis no ensino, no entanto ainda hoje os intervenientes da educação, especialmente professores e alunos, sentem diversas necessidades. Neste contexto procedeu-­‐se ao desenvolvimento de um recurso educativo para a disciplina de matemática. Este recurso educativo está suportado numa plataforma que permite colocar conteúdos, visualiza-­‐los, alterá-­‐los e elimina-­‐los. Numa vertente mais lúdica, foi desenvolvido um jogo didático para um dispositivo móvel, neste caso o iPhone. Desta forma o aluno aprende sem se aperceber que está a aprender e pode faze-­‐lo em qualquer lugar e em qualquer período de tempo. Explorando, assim, a interatividade e a mobilidade.
The combination of technological advancement with the growth of mobile devices acquisition was reflected in the daily life of people, being used in work and leisure activities. The transposition of this reality to the classroom did not take long, initially in a marginal way, but accepted in the end. Confronted with this new reality educational authorities began to support and encourage institutions. The development of technologies such as b-­‐learning, m-­‐ learning and learning systems (Learning Management System) gave a great contribution to the development of mobile technologies in education, however today's education stakeholders, especially teachers and students, feel diverse needs. In this context we proceeded to develop an educational resource for the discipline of mathematics. This educational resource is supported on a platform that allows you to place content, view them, change them and eliminates them. This educational resource is based on a platform that allows you to place content, preview them, change them and eliminates them. In a more playful side, we developed an educational game for a mobile device, in this case the iPhone. This way the students learn without realizing they are learning and can do it anywhere and at any time. Exploring, in this way, interactivity and mobility.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/2830
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Informática

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_JoseOliveira_2012_MEI.pdf11,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.