Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/2719
Título: Influência da temperatura e da energia de compactação nos parâmetros obtidos em ensaios no âmbito na marcação CE de misturas betuminosas
Autor: Morais, Ricardo Jorge Serra Pinto
Orientador: Santos, Jorge Ribeiro
Fernandes, José Augusto
Palavras-chave: Mistura betuminosa densa
Temperatura
Energia de compactação
Marcação CE de misturas betuminosas
Agregado
Dense bituminous mixtures
Temperature
Compaction energy
CE
Aggregate
Data de Defesa: 2009
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
Resumo: Em Portugal, grande parte da rede rodoviária é constituída por pavimentos flexíveis a quente, os quais têm vindo a ser alvo de um estudo exaustivo devido ao elevado aumento do tráfego registado nos últimos anos. Todos os estudos realizados em misturas betuminosas, após 1 de Março de 2008, utilizam as normativas da marcação CE, estabelecidas pela União Europeia no Âmbito da Directiva Comunitária nº 93/465/CEE e têm como objectivo garantir aos utentes que os materiais utilizados foram produzidos de forma controlada, de acordo com os requisitos definidos. Este trabalho teve como principal objectivo avaliar a influência da temperatura e da energia de compactação nas Misturas Betuminosas. Nesse intuito, estudaram‐se diferentes formulações das Misturas Betuminosas, nas quais se fez variar a temperatura e a energia de compactação. Neste trabalho apresentam‐se as formulações propostas, os ensaios realizados segundo a Marcação CE e a análise dos resultados obtidos. Executou‐se, também, o ensaio Marshall de forma a estudar e avaliar o desempenho da mistura. Pressupõe‐se que a variação da temperatura numa mistura betuminosa é bastante importante por ser responsável pelo comportamento dos betumes, o qual se reflecte na mistura originando variações no respectivo comportamento mecânico que serão tanto maiores quanto maior for a percentagem de betume da mesma. A energia de compactação tem como objectivo reduzir o índice de vazios da mistura através do rearranjo das partículas, originando desse modo uma diminuição da camada da mistura betuminosa, responsável pela melhoria do comportamento mecânico e funcional da camada.
In Portugal most of the road network consists of flexible pavements which have been object of an exhaustive study due to the increase in traffic registered in the last years. All studies on asphalt mixtures after 1 March 2008, uses CE mark, set by the European Union under the European Directive No. 93/465 and aim to guarantee consumers that the materials used were produced in a controlled manner, in accordance with the requirements. The present work had as main objective the assessment of the influence of temperature and compaction in asphalt mixtures. Thus, we studied different formulations of asphalt mixtures, in which was varied the temperature and compaction energy. It is presented the formulations proposed, the tests performed under CE marking and analysis of results. Marshall Test was also performed in order to study and evaluate the performance of the mixture. It is assumed that the temperature variation in asphalt is very important because it accounts for the behavior of bitumen, which is reflected in the mix causing variations in their mechanical behavior which are greater the higher the percentage of bitumen in it. The energy of compaction aims to reduce the voids of the mixture through the rearrangement of the particles, thereby resulting in a decrease in the asphalt layer, responsible for improving the mechanical and functional behavior.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/2719
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Geotécnica e Geoambiente

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