Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/2654
Título: Actuador linear para teste de teclas na indústria automóvel
Autor: Lourenço, Artur Jorge de Sousa Pereira
Orientador: Fidalgo, André V.
Costa, José
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
Resumo: As indústrias de componentes e acessórios automóveis são um elo fundamental no processo produtivo da indústria automóvel. Neste leque industrial encontra-se a Preh Portugal, Lda, como empresa fornecedora de componentes electrónicos, mais concretamente, painéis de controlo de climatização. Os painéis fornecidos pela Preh aos seus clientes encontram-se sujeitos a rigorosos testes de qualidade e funcionalidade. Neste sentido o teste funcional das teclas surge, relacionando o curso da tecla em função de uma força actuante. Esta relação está comprometida com uma curva característica padrão para o tipo de tecla. Para além destes compromissos, também é necessário que a tecla feche e abra o seu contacto eléctrico. Esta tese foca-se no desenvolvimento do teste de teclas, apresentando uma alteração ao sistema actual com a introdução de um sistema embebido, no intuito de flexibilizar o sistema de teste e reduzindo custos. O sistema embebido pretende dar capacidade de processamento ao teste e, desta forma, substituir o actual computador como elemento de processamento. A solução implementada consistiu numa mudança estrutural, através da inclusão do sistema embebido entre o computador e o sistema de deslocamento. Passando o foco central do processo de teste a residir no sistema embebido, este tem de estabelecer comunicações com os restantes elementos intervenientes no teste. Estabelece comunicações série RS-232 com o sistema de deslocamento (leitura do curso e força na tecla), Ethernet com o computador (comandos, parâmetros e resultados) e CAN com o painel de controlo de climatização (fecho/abertura do contacto eléctrico). A concretização deste projecto resultou numa nova estrutura e aplicação, a qual é facilmente integrada na linha de produção com as vantagens de ser menos onerosa e mais flexível, conforme o pretendido.
The industries of automobile components and accessories are a fundamental link in the productive process of the automobile industry. In this range of industries we find Preh Portugal, Lda, as a supplier of electronic components more specifically, climate control panels. The panels Preh supplies to her clients are subjected to rigorous quality and functionality tests. In this sense the functional test of keys arises relating the course of a key according to an acting force. This relationship is compromised with a standard characteristic curve pattern for the key type. Beyond these compromises it is also necessary that the key closes and opens its electrical contact. This thesis focuses on the development of key testing, featuring a modification to the current system, with the introduction of an embedded system, aiming to ease the testing system and reduce costs. The embedded system intends to give processing capability to the test and as such, substitute the current computer as the processing element. The implemented solution consisted in a structural change, through the inclusion of the embedded system, between the computer and the,displacement system. Having the central focus of the testing process now residing on the embedded system, it has to establish communications with the remaining elements involved in the test. It establishes serial communications RS-232 with the displacement system (reading the displacement of and force on the key), Ethernet with the computer (commands, parameters and results) and CAN with the climate control panels (closing/opening of the electric contact). The realization of this project resulted in a new structure and application, which can be easily integrated with the production line with the advantage of being less costly and more flexible, as was intended.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/2654
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_ArturLourenco_2011_MEEC.pdf3,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.