Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/2613
Título: Sistemas hápticos no apoio à educação: estudo da aerodinâmica
Autor: Lopes, Duarte
Orientador: Carvalho, Carlos Vaz de
Data de Defesa: 2009
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
Resumo: É considerado um dos problemas na educação o facto de a aprendizagem poder ser muito baseada no uso da teoria. Sendo as experiências do ser humano uma grande parte da forma como vemos e vivemos o mundo, torna-se imprescindível o hábito da prática na formação do nosso conhecimento. Embora a teoria seja sempre necessária na construção de conceitos, deve ser complementada com a experiência de forma a consolidar a aprendizagem para melhor noção da realidade. Esta dissertação descreve uma didáctica para a integração de dispositivos hápticos aplicados à educação, concebendo assim um novo e inovador método de ensino aliado à prática. Dependendo da aceitação por parte dos alunos, este método de uso de tecnologia na educação para fins práticos pode revelar-se revolucionário. Experiências que seriam difíceis de realizar tornam-se possíveis de simular de uma forma real com a ajuda dos sistemas hápticos, em que a variedade de matérias que as aplicações podem simular é vasta. Especificamente, este trabalho fundamenta-se no estudo da aerodinâmica no voo com recurso a uma aplicação desenvolvida para o efeito e à potencialidade do aparelho háptico Novint Falcon, um interface sensorial táctil entre uma pessoa e um computador, de custo relativamente baixo em relação à generalidade dos preços deste tipo de dispositivos. Os testes que estudantes realizaram à aplicação revelaram grande interesse e curiosidade pela novidade da tecnologia háptica e apreciação no conceito do seu uso prático na educação. De forma geral, todos os alunos que participaram no ensaio do programa transmitiram feedback positivo, expressando maior ganho de motivação e desejo em ver este sistema aplicado a outras disciplinas.
It’s considered one of the problems in education the fact that learning can be a lot based in the use of theory. As the experiences of the human being play a large part in the way that we perspective the world, it becomes essential the habit of practice in the formation of our knowledge. Although the theory is always necessary in the concept construction, it must be supplemented by experience to consolidate learning into a better notion of reality. This dissertation describes one methodology to integration of haptic devices applied in education, designing in this way a new and innovated method of teaching allied to practice. Depending on the acceptance by students, this method of using technology in education for practical purposes may be revolutionary. Experiences that would be difficult to perform become possible to simulate in a real way with the help of haptic systems, where the range of subjects that applications can simulate is vast. Specifically, this project is based in the study of flight aerodynamics with resource to the potentiality of the Novint Falcon Haptic device, which is a tactile sensory interface between a person and a computer, relatively inexpensive compared to the general costs of these types of devices. The tests that students performed to the application revealed great interest and curiosity for the novelty of haptic technology and appreciation in the concept of his practical use in education. In general, all students that participated in the test of the program transmitted positive feedback, expressing higher gain in motivation and desire to see this system applied to others disciplines.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/2613
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Informática

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