Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/2603
Título: ONET – Observatório Nacional da Educação em Turismo. A importância da tecnologia na educação em turismo
Autor: Faria, Cesar Manuel Fernandes da Silva
Orientador: Escudeiro, Paula
Escudeiro, Nuno
Palavras-chave: Educação
Turismo
Tecnologia
Observatório
Objetos de aprendizagem
Redes sociais
Education
Tourism
Technology
Observatory
Learning objects
Social networks
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
Resumo: Esta tese pretende fazer um estudo sobre a influência que a evolução tecnológica tem, de forma direta e indireta, sobre a educação em turismo. Os fatores indiretos (fornecedores turísticos, agências…) acabam por ter o maior peso devido às constantes evoluções que sofrem para poderem dar um serviço cada vez melhor aos seus clientes. A ideia surgiu da necessidade de elaboração de um modelo para a reformulação do portal do Observatório Nacional de Educação em Turismo (ONET), cujo planeamento e parte da implementação decorreu numa parte mais prática da tese. Os pontos principais da reformulação do portal passaram pela modificação do seu design, elaboração de um repositório de objetos de aprendizagem e de uma rede social. A propósito do repositório, decidiu-se elaborar também um objeto de aprendizagem sobre o tema “A História do Turismo no Mundo”. Toda esta evolução tecnológica, que se tem verificado nos últimos anos, veio agilizar muitos procedimentos, sendo necessários profissionais qualificados. É aqui que entra o papel das escolas. Têm de se adaptar em termos de utilização das mais recentes tecnologias, nomeadamente software. Algumas empresas produtoras de software desenvolvem também simuladores que são utilizados nas escolas para um ensino semelhante ao que será a futura vida profissional.
This thesis intends to make a study about the influence that technological evolution has, directly and indirectly, in tourism education. The indirect factors (suppliers, travel agencies...) have the most weight due to the constant evolutions that suffer in order to give an even better service to its customers. The idea came from the need to develop a model for the reformulation of the portal of the National Observatory of Tourism Education, whose planning and part of the implementation took place in a more practical part of the thesis. The main points of reformulation passed by changing the design of portal and creating a repository of learning objects and a social network. Talking about the repository, also decided to develop a learning object about the theme "The History of Tourism in the World." All this technological progress, which has in recent years, came to expedite many procedures, requiring skilled professionals. This is the role of schools. They have to adapt about using the latest technologies, including software. Some software producer companies are also developing simulators that are used in schools for a similar teaching to what will be the future professional life.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/2603
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Informática

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_CesarFaria_2011_MEI.pdf2,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.