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Título: Avaliação auditiva de comunidades escolares portuguesas: Audiologia Escolar versus Rastreio Auditivo
Outros títulos: Hearing evaluation of Portuguese school communities: School-based Audiology versus Hearing Screening
Autor: Lopes, Paula
Tomé, David
Sousa, Aida
Magalhães, António
Palavras-chave: Perda auditiva
Intervenção precoce
Rastreio auditivo escolar
Hearing loss
Early intervention
Auditory school screening
Data: 2012
Editora: Revista Portuguesa de ORL e Cirurgia Cérvico-Facial
Resumo: Estudo da incidência da perda auditiva e de problemas otológicos em comunidades escolares do Norte do país de um totalde 2550 participantes, entre os 3 e os 17 anos de idade. Desenho do Estudo: Levantamento estatístico nas próprias instituições de ensino sendo realizado um protocolo de avaliação auditiva de rastreio. Material e Métodos: A todos os participantes foi realizado o mesmo protocolo de avaliação que consistiu numa anamnese audiológica, otoscopia e exame audiométrico de rastreio, sendo considerado como critério de inclusão a autorização prévia por parte do encarregado de educação. Resultados: Foram identificados diversos problemas otológicos e a audiometria tonal de rastreio contabilizou limiares auditivos indicativos de hipoacusia, uni e bilateralmente, em cerca de 5,7% dos casos. Conclusões: O rastreio auditivo deve ser realizado o mais precocemente possível e fazer parte integral dos cuidados de saúde primários, de modo a orientar a criança para uma educação e acompanhamento apropriados.
Objective: The incidence of the hearing loss and of otological problems was studied in school communities in the north of the country with 2550 participants between 3 and 17 years old. Study design: statistical data collected within the schools with a standard auditory hearing screening protocol. Material and methods: all participants were evaluated with the same protocol, an audiological anamnesis, otoscopy and audiometric exam screening were fulfilled. Results: different otological problems were identified and the audiometric screening exam counted auditory thresholds that outpointed uni and bilateral hearing loss in about 5,7% of the cases. Conclusions: the study has demonstrated that auditory school screening should take place as early as possible and be part of the primary health care to identify and direct children to appropriate education and attendance.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/2442
ISSN: 0873-3864
Aparece nas colecções:ESTSP - CEMAH - Artigos
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