Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/2378
Título: Expectativas académicas e não-tradicionais de engenharia em alunos tradicionais
Autor: Costa, Alexandra R.
Araújo, Alexandra M.
Gonçalves, Paula
Almeida, Leandro S.
Palavras-chave: Ensino Superior
Expectativas Académicas
Alunos não-tradicionais
Ajustamento académico
Data: 2013
Editora: Universidad IncaGarcilaso de la Vega. Facultad de Psicología y Trabajo Social
Relatório da Série N.º: Revista Peruana de Psicología y Trabajo Social; Vol. 2, Issue 1
Resumo: Neste estudo comparam-se as expetativas académicas iniciais de dois grupos de alunos Portugueses do 1º ano de cursos de engenharia: alunos tradicionais e não tradicionais. Para este estudo considerou-se como alunos não tradicionais todos aqueles que ingressam no ensino superior (ES) com mais de 23 anos de idade. Participaram voluntariamente neste estudo 430 estudantes. Os estudantes responderam a um questionário sobre as suas expectativas em torno da experiência no es versando cinco dimensões: Formação para o emprego/carreira, Qualidade da formação, Integração social, Ajustamento à pressão social, e Envolvimento político e cidadania. Os resultados mostram um padrão de elevadas expetativas nos estudantes mais jovens. Esta diferença é mais expressiva nas dimensões Pressão Social e Interação Social, sendo menos expressivos nas dimensões Envolvimento político e cidadania e Formação para o emprego/carreira. As expectativas em torno da Qualidade da formação não se diferenciam em função dos dois grupos de estudantes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/2378
ISSN: 2304-165X
Aparece nas colecções:ISEP – DOG – Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ART_AlexandraCosta_2011_DOG.pdf222,28 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.