Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/2337
Título: Estratégias de internacionalização para a indústria têxtil e do vestuário
Autor: Santos, José de Freitas
Palavras-chave: Internacionalização
Indústria têxtil
Gestão estratégica
Data: 2005
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Resumo: O artigo inicia-se com uma breve caracterização do sector têxtil e de vestuário (ITV), a que se segue a formulação das estratégias de internacionalização que se oferecem pertinentes para as empresas da indústria. Estas estratégias são apresentadas segundo o seu posicionamento na cadeia de valor: a montante do processo produtivo referem-se o sourcing e a antena colectiva; centrado no processo produtivo avança-se com a filial produtiva, a licença, a subcontratação e o comakership; a jusante adianta-se a filial comercial, a exportação, o show room permanente, o piggy back, a franquia, o consórcio de exportação, o grupo de exportadores e os clubes de empresas. O artigo finaliza com uma sistematização das estratégias de internacionalização, equacionando-se a probabilidade da sua aplicação às principais áreas de negócio da indústria (têxtil técnico e funcional, têxtil lar e vestuário).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/2337
DOI: https://doi.org/10.26537/rebules.v0i4.782
ISSN: 1646-1029
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