Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/1803
Título: Divulgação online da religião católica - estudo de caso: análise do website da Diocese do Porto
Autor: Silva, Andreia Joana Bandeira Marques Rocha da
Orientador: Vieira, António da Silva
Palavras-chave: Comunicação digital
Evangelização online
Internet e religião
Igreja Católica
Online evangelism
Catholic Church
Digital communication
Internet and religion
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Resumo: Nos últimos anos, assistiu-se a uma crescente utilização dos meios tecnológicos por parte da Igreja Católica. Este facto surge, não só, pela necessidade de se adaptar à sociedade contemporânea, mas sobretudo, pela necessidade de adequar a sua comunicação a um público cada vez mais moderno e sofisticado. Assim sendo, este trabalho tem como propósito analisar a relação da Igreja Católica com a internet e perceber o papel deste meio na divulgação da religião católica. Como metodologia de investigação optou-se pelo estudo de caso, sendo que o objeto de estudo selecionado foi o website da Diocese do Porto. A revisão bibliográfica terá como incidência o recurso a obras literárias, artigos científicos e a algumas bases de dados, como B-On e Google Académico. A revisão aborda o aparecimento da denominada “Sociedade de Informação”, o aparecimento de novas formas de comunicação, a importância da comunicação digital, a utilidade dos websites para as organizações e, sobretudo, a relação da Igreja Católica com a internet. Relativamente ao estudo de caso, analisou-se de forma qualitativa o website da Diocese do Porto, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a alguns elementos do clero e recolheram-se dados através de um inquérito por questionário a uma amostra não representativa do público da instituição. Deste modo, pretendeu-se concluir se, de facto, a internet é um meio de divulgação útil para a Igreja Católica.
In recent years, there has been an increasing use of technology by Catholic Church. This fact arises, not only, by the need to adapt to contemporary society, but rather by the need to tailor their communication to an audience progressively more modern and sophisticated. As such, this paper aims to analyze the relationship of the Catholic Church with the internet and understand the role of this medium in spreading the catholic religion. The case-study was the chosen method of investigation, and the selected focus of the study was the Porto’s Diocese website. The bibliographic revision will center on literary works, scientific articles and some databases like B-On and Academic Google. The revision addresses the emergence of the so called “Information Society”, the rise of new forms of communication, the importance of digital communication, the benefits of websites for organizations and, most of all, the relation between the Catholic Church and the internet. Regarding the case-study, was conducted a qualitative analysis to the Porto’s Diocese website, were carried out semi-structured interviews to certain elements of the clergy and were collected data through a questionnaire survey of a non-representative sample of the institution’s public. Thus, was intended to conclude if, in fact, the internet is a useful means of divulgation to the Catholic Church.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob orientação de Mestre António da Silva Vieira
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/1803
Aparece nas colecções:ISCAP - DM - Marketing Digital

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_Andreia_Silva_2013.pdf1,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.