Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/1404
Título: Problem-Based Learning e suas implicações: breve revisão teórica
Autor: Santos, Andreia
Salgado, Ana
Barreto, João Francisco
Martins, Helena
Dores, Artemisa Rocha
Palavras-chave: Ensino Superior
Problem-Based Learning (PBL)
Educação em saúde
Higher education
Healthcare education
Data: 2010
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto - Politema
Resumo: A ESTSP-IPP implementou em 2008-2009 um novo modelo pedagógico, o PBL, em três licenciaturas. Este modelo tem sido considerado capaz de promover a aquisição de conhecimentos mas também o desenvolvimento de competências transversais valorizadas no mercado de trabalho; orienta-se em torno de problemas significativos da realidade profissional, trabalhados segundo a metodologia dos sete passos, destacando-se a aprendizagem através de pesquisa individual e trabalho de grupo; e visa ainda desenvolver processos cognitivos e metacognitivos como levantar hipóteses, comparar, analisar, interpretar e avaliar. Neste artigo, caracterizamos brevemente o modelo e respectivas implicações, justificando o interesse em investigar as repercussões da sua implementação.
In 2008-2009, ESTSP-IPP implemented a new pedagogical model – PBL – in three of its degrees. This model has been recognized as adequate to encourage students to acquire knowledge and develop transversal competences increasingly valued by the labor market. PBL is organized around significant problems from the professional activity, worked from a seven step methodology, encouraging learning through individual research and group work. It promotes the development of several cognitive and metacognitive processes, such as hypothesis raising, comparing, analyzing, interpreting and evaluating. In this article, we briefly characterize PBL and its implications, advocating for the importance of investigating the model’s implementation.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/1404
ISBN: 978-972-8688-69-1
Aparece nas colecções:ESTSP - CSH - Comunicações em eventos científicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
COM_AndreiaSantos_2010.pdf101,86 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.