Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/12638
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Susana-
dc.contributor.authorMadeira, Mariana Duarte-
dc.date.accessioned2019-01-11T16:39:01Z-
dc.date.available2019-01-11T16:39:01Z-
dc.date.issued2018-11-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12638-
dc.descriptionDissertação de Mestrado-
dc.description.abstractEsta investigação procura compreender de que forma a hospitalidade afeta a satisfaçao dos hóspedes nos alojamentos locais da cidade do Porto. O alojamento local não e uma modalidade nova em Portugal, no entanto, tornou-se um fenómeno do alojamento turístico nos últimos anos. O modelo atual remete ao arrendamento de curta duração de habitaçoes para fins turisticos e, a sua oferta assenta em plataformas online como forma de rentabilizaçao e divulgaçao. E um tipo de alojamento informal que se desenvolve em habitaçoes tradicionais e que se diferencia da indústria hoteleira tradicional. No alojamento local, a hospitalidade adquiriu recentemente uma dimensão significativa aquando o crescimento desta modalidade que se baseia no argumento da diversificação de uma oferta mais personalizada e, de um serviço único que conduza a satisfação, alem de que permite experienciar intimamente o verdadeiro “espírito” de um país e de um povo com características conhecidas e apreciadas. Nesta investigação, o metodo utilizado foi o de inquérito por questionário, dirigido aos hóspedes de alojamentos locais da cidade do Porto previamente selecionados, tendo por base um conjunto de critérios definidos, nomeadamente, a sua presença no Registo Nacional de Alojamentos Locais. A análise de dados foi efetuada através de uma analise descritiva e de uma analise estatística com recurso ao programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados obtidos não permitiram observar nenhuma relação direta entre a hospitalidade e a satisfação global do hóspede. No entanto, as dimensões da hospitalidade, como a personalização do serviço e a relação entre hóspede/anfitrião revelaram ter influência na qualidade do serviço prestado durante a estadia em alojamento local, a qual e, por sua vez, uma determinante - chave para alcançar a satisfaçao.pt_PT
dc.description.abstractThis research seeks to understand how hospitality affects guests” satisfaction in local accommodations from Porto city. Local accommodation is not new in Portugal, however, became a phenomenon of tourist accommodation in the last few years. The current model refers to the short-term rental housing for tourist purposes, and its offer is based on online platforms as a form of profitability and promotion. ls an informal type of accommodation that develops in traditional homes and that differs from the traditional hotel industry. ln local accommodation, hospitality has recently develop a significant dimension that is based on the diversification of a tailored and personalized offer and an unique service that leads to satisfaction and allows guests to experience closely the true “spirit” of a country and its people, with known and appreciated characteristics. ln this research, a survey was applied to the guests of the local accommodations from Porto city previously selected, taking into account a criteria set, namely, being register at Registo Nacional de Alojamentos Locais. A descriptive and statistical analysis was performed for data analysis using the SPSS program (Statistical Package for Social Sciences). Results found did not perceived any direct relationship between hospitality and the overall guest satisfaction. However, dimensions of hospitality, as the customization of service and the relationship between guest/host proved to have influence on the quality of the service provided during the stay at a local accommodation, which is a key- factor to achieve satisfaction.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Hotelaria e Turismopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectHospitalidadept_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectAlojamento localpt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.titleA hospitalidade na indústria hoteleira: a satisfação dos hóspedes nos alojamentos locais da cidade do Portopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
thesis.degree.grantor3139-
thesis.degree.nameMestrado em Direção Hoteleira - Hotelaria de Saúde e Bem-Estar-
dc.identifier.tid202135802-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
Aparece nas colecções:ESHT - DM - Direção Hoteleira

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_MarianaMadeira_2018.pdf14,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.