Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/1184
Título: Construção de vantagens competitivas nas estratégias de internacionalização: estudo do caso da EFACEC
Autor: Melo, Liliana Raposo Freitas de
Orientador: Rua, Orlando Manuel Lima
Palavras-chave: Vantagem competitiva
Exportação
RBV
Estratégica
Internacionalização
Internacionalización
Exportación
Ventaja competitiva
Internationalization
Export
Competitive advantage
Strategy
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Resumo: No actual panorama mundial, a internacionalização torna-se essencial para um grande número de empresas. Além de dar resposta aos desafios da globalização, a internacionalização representa também uma solução para os problemas advindos da crise económica. Tal decisão implica que as empresas reúnam um conjunto de recursos, capacidades e competências que lhes possibilitem diferenciar-se no mercado, tendo em vista a obtenção de vantagens competitivas. Mediante a decisão de internacionalizar a empresa, inúmeros são os desafios que se apresentam pela frente, assim como, as opções de escolha. Entre as decisões críticas a tomar, os gestores devem eleger quais os mercados prioritários e como neles penetrar. Entre os diversos caminhos que se apresentam como possíveis formas de entrada no mercado, a empresa poderá actuar de forma independente, criar subsidiárias ou colaborar com outras organizações. Não existe uma teoria única capaz de explicar na perfeição o processo da internacionalização. Igualmente, quanto à tipologia dos modelos de entrada, não existe uma solução única, devendo ser analisados os factores de competitividade de forma a possibilitar um crescimento sustentável para a empresa. É preponderante identificar as forças presentes no mercado, os recursos e capacidades organizacionais e definir a estratégia, ou estratégias, que a organização deve adoptar tendo em vista a competitividade. Pelo que, este estudo tinha como objectivo principal propor um modelo ou metodologias de estratégias de internacionalização que permitissem a construção de vantagens competitivas para as empresas que o venham a adoptar. Pretendiamos estabelecer e avaliar relações entre um conjunto de variáveis que levam as organizações a tomar decisões estratégicas no que respeita a estratégias de internacionalização alicerçadas na análise desta temática. Pretendemos ainda que o presente estudo consubstanciasse uma ferramenta de apoio à tomada de decisão por parte dos gestores, que estão a ponderar seriamente internacionalizar as suas empresas, em particular, no sector eléctrico português. Nesta investigação enveredou-se pela metodologia qualitativa, utilizando o método do estudo de caso único, da maior e mais representativa multinacional portuguesa do sector electromecânico. Deste estudo foi possível concluir que o conhecimento do tipo de negócio por parte do gestor, como recurso organizacional, influencia positivamente as estratégias de internacionalização e que estas podem potenciar a obtenção de vantagens competitivas, que por sua vez, influenciam positivamente o desempenho das exportações. Assim como, também foi possível deduzir que as características do mercado podem influenciar de forma positiva a obtenção de vantagem competitiva.
En el escenario mundial de hoy, la internacionalización se convierte en un eslabón esencial para un gran número de empresas. Además de dar respuestas a los desafíos de la globalización, la internacionalización representa también una solución para los problemas derivados de la crisis económica. Tal decisión implica que las empresas reúnan un conjunto de competencias que les posibiliten diferenciarse en el mercado, con miras a lograr una ventaja competitiva. Tras la decisión de internacionalizar la empresa, son inúmeros los retos que se presentan en lo adelante, así como las opciones a escoger. Entre las decisiones importantes a tomar, los gerentes deben elegir los mercados prioritarios y cómo hacerlo. Entre los diversos caminos que se presentan como posibles formas de entrar en el mercado, la empresa podrá actuar de forma independiente, crear filiales o colaborar con otras organizaciones. No existe una teoría única capaz de explicar a la perfección el proceso de la internacionalización. Igualmente, en la tipología de los de modelos de entrada no hay una solución única, debiendo ser analizados los factores de competitividad con el fin de permitir un crecimiento sostenible para la empresa. Es preponderante identificar las fuerzas presentes en el mercado, los recursos y las capacidades organizativas y definir la estrategia, o estrategias, que la organización debe adoptar teniendo en cuenta la competitividad. Por lo tanto, este estudio tuvo como objetivo principal proponer un modelo o metodologías de estrategias de internacionalización que permitiesen la construcción de ventaja competitiva para las empresas que la adopten. Preténdese establecer y evaluar relaciones entre un conjunto de variables que llevan a las organizaciones a tomar decisiones estratégicas en lo que respecta a las estrategias de internacionalización ligadas al análisis de esta temática. Preténdese aún que el presente estudio constituyese una herramienta de apoyo a la toma de decisiones por parte de los gerentes, que están a ponderar seriamente internacionalizar sus empresas, en particular, en el sector eléctrico portugués. En esta investigación se optó por la metodología cualitativa, utilizando el método del estudio de caso único, de la más grande y representativa empresa multinacional portuguesa del sector electromecánico. De este estudio se concluyó que el conocimiento del tipo de negocio por parte del gerente, como recuso organizacional, influye positivamente en las estrategias de internacionalización y que éstas pueden potenciar la obtención de ventajas competitivas, que a su vez influyen positivamente en el desempeño de las exportaciones. Así, como también fue posible deducir que las características del mercado pueden influir positivamente en el logro de ventajas competitivas.
In the current world scenario, internationalization becomes essential for a large number of companies. In addition to meeting the challenges of globalization, internationalization is also a solution to the problems arising from the economic crisis. This decision means that companies meet a set of resources, skills and competences that enable them to differentiate themselves in the market, with a view to achieving a competitive advantage. Upon the decision to internationalize the company, there are many challenges facing the front as well as the option. Among the critical decisions to take, managers must choose which priority markets and how to do it. Among the many paths that are presented as possible ways to enter the market, the company can act independently, creating subsidiaries or collaborate with other organizations. There is no single theory can explain perfectly the process of internationalization. Also, as the types of input models, there is no single solution to be analyzed the factors of competitiveness in order to enable sustainable growth for the company. You identify the dominant forces in the market, resources and organizational capabilities and define the strategy, or strategies that the organization must take in order to competitiveness. Therefore, this study aimed to provide guidance to the manager entrepreneur, in particular, the Portuguese electricity sector, which plans to start international adventure to identify a strategic approach mode within the theme of internationalization in order to obtain advantage competitive. In this investigation embarked by the qualitative methodology, using the method of the single case study, the largest and most representative Portuguese multinational electromechanical sector. From this study it was concluded that the knowledge of the type of business by the manager, as an organizational resource, positively influences the internationalization strategies and that these may enhance the competitive advantages, which in turn positively influence export performance. Like, we could also infer that the characteristics of the market can positively influence the achievement of competitive advantage.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Empresas Orientador: Professor Doutor Orlando Manuel Martins Marques de Lima Rua
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/1184
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