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Título: A satisfação no local de trabalho - fatores influenciadores dos servidores técnicos administrativos em educação do IFTM - Campus Uberlândia Centro, um estudo de caso
Autor: Queiroz, Mirella Almeida
Orientador: Mesquita, Anabela
Palavras-chave: Motivação
Desempenho no trabalho
Satisfação
Servidor público
Motivation
Satisfaction
Public servant
Performance at work
Data de Defesa: 18-Jun-2018
Resumo: A motivação e satisfação nas organizações é um aspecto extremamente relevante, pois influencia o desempenho do servidor em suas atividades de trabalho bem como a eficácia das atividades desenvolvidas pela Organização. Assim, torna-se necessário compreender os fatores que influenciam o servidor a desempenhar melhor e com mais qualidade as suas atividades de trabalho. Dessa forma, este trabalho, através de um Estudo de Caso busca identificar quais os fatores com maior influência na satisfação dos servidores técnicos-administrativos em educação no desempenho de suas atividades no IFTM – Campus Uberlândia Centro. A partir da revisão da literatura foram definidas duas categorias de análise, uma delas compreendendo fatores Internos e relativos ao cargo e a outra referente às condições do ambiente de trabalho, visando identificar os fatores com maior influência sobre a satisfação dos servidores. Os fatores internos incluem a realização pessoal e profissional, reconhecimento, status, carreira e remuneração. Já os fatores relacionados às condições do ambiente de trabalho contemplam os regulamentos e políticas da organização, decisões organizacionais, aspectos físicos do ambiente de trabalho, relacionamento interpessoal – com pares e chefia. Para o estudo, foi elaborado um questionário contendo 30 questões fechadas, aplicado junto do público-alvo. Os resultados obtidos permitiram identificar os aspectos com influência negativa, neutra ou positiva na satisfação do servidor. Identificou-se que os factores com mais influência sobre a satisfação foram: Habilidades exigidas para o cargo ocupado, trabalho que realiza e desempenho profissional (Grupo I); Comunicação com chefias, disponibilidade de material necessário à execução de atividades profissionais e comunicação com os pares (Grupo II). Os factores em que houve maior número de servidores insatisfeitos foram: Plano de carreira, remuneração e desenvolvimento profissional (Grupo I); Práticas institucionais que visam o crescimento profissional, regulamentação das atividades profissionais e adequação da sala de trabalho às atividades executadas (Grupo II). Além disso, foi possível ainda identificar os fatores de satisfação e insatisfação levando-se em consideração a classe do servidor. A identificação desses aspectos contribui para uma maior reflexão acerca do indivíduo no contexto organizacional e para a valorização da força de trabalho. Permite ainda que sejam tomadas ações preventivas e efetivadas melhorias no âmbito institucional.
Motivation and satisfaction in organizations is an extremely relevant aspect, as it influences the performance of the server in its work activities as well as the effectiveness of the activities developed by the Organization. Thus, it becomes necessary to understand the factors that influence the server to perform better and with more quality their work activities. Thus, this study, through a Case Study, seeks to identify which factors have the greatest influence on the satisfaction of technical-administrative servants in education in the performance of their activities in IFTM - Campus Uberlândia Centro. From the review of the literature, two categories of analysis were defined, one of them comprising internal factors and related to the position and the other referring to the conditions of the work environment, in order to identify the factors with the greatest influence on server satisfaction. Internal factors include personal and professional achievement, recognition, status, career and pay. Factors related to working environment conditions include organizational regulations and policies, organizational decisions, physical aspects of the work environment, interpersonal relationships - with peers and managers. For the study, a questionnaire containing 30 closed questions was elaborated, applied to the target audience. The results obtained allowed to identify the aspects with negative, neutral or positive influence on server satisfaction. It was identified that the factors with more influence on satisfaction were: Skills required for the position held, work performed and professional performance (Group I); Communication with managers, availability of material needed for the execution of professional activities and communication with peers (Group II). The factors in which there were more dissatisfied employees were: Career plan, remuneration and professional development (Group I); Institutional practices that aim at professional growth, regulation of professional activities and adaptation of the work room to the activities performed (Group II). In addition, it was possible to identify the factors of satisfaction and dissatisfaction taking into consideration the class of the server. The identification of these aspects contributes to a greater reflection about the individual in the organizational context and to the valorization of the workforce. It also allows preventive actions to be taken and improvements made at the institutional level.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/11785
Designação: Assessoria de Administração
Aparece nas colecções:ISCAP - DM - Assessoria de Administração

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