Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.22/11346
Title: O Surrealismo português: mm movimento tardio, mas singular
Author: Cameira, Maria João
Keywords: Surrealismo
Alexandre O’Neill
Manifestos do surrealismo
António Pedro
António Maria Lisboa
Mário Cesariny de Vasconcelos
Abjeccionisno
André Breton
Issue Date: 2013
Publisher: Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Edição própria
Abstract: O aparecimento do Surrealismo em Portugal é tardio ainda que este país tenha sido possivelmente o primeiro a ter tido conhecimento daquele movimento em 1924, logo após a publicação do primeiro manifesto de Breton. Gomes Leal, Teixeira de Pascoaes ou a geração do Orpheu já possuem nas suas obras algumas características surrealistas, embora o Surrealismo em Portugal só venha a impor-se em 1947. Tal como em França, também em Portugal o desenvolvimento do Surrealismo sofreu algumas vicissitudes e Jorge de Sena considera que António Maria Lisboa terá sido talvez o que mais completamente abraçou este movimento.
L'émergence tardive du Surréalisme au Portugal n’empêche pas que ce pays ait été peut-être le premier à connaître ce mouvement en 1924, peu après la publication du premier manifeste de Breton. Gomes Leal, Teixeira de Pascoaes ou la génération du groupe Orpheu ont démontré déjà certaines caractéristiques surréalistes dans leurs oeuvres, bien que le Surréalisme au Portugal ne s'impose qu’ en 1947. Comme en France, le développement du Surréalisme au Portugal a subi de nombreux bouleversements et Jorge de Sena pense que le poète António Maria Lisboa a été vraiment le seul à l’être d’une façon complète.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/11346
ISSN: 1645-1937
Appears in Collections:ISCAP - LC - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A_MJoãoCameira_2013.pdf238,88 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.