Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/11199
Título: Análise das práticas de marketing de conteúdo nas redes sociais: o caso da indústria da saúde e fitness
Autor: Van Egmond, Ana Correia
Orientador: Santos, José Freitas
Palavras-chave: Marketing de conteúdo
Estratégia de conteúdo
Social content
Social media
Redes sociais
Indústria de saúde e fitness
Content marketing
Health and fitness industry
Content strategy
Social networks
Social content
Social media
Data de Defesa: 20-Dez-2017
Resumo: A indústria de saúde e fitness é uma área de negócio que atualmente se encontra em grande evolução, tendo havido nos últimos anos um boom de interesse e de procura de bens e serviços, a par de um grande crescimento de novas entidades e empresas que se estabelecem nesta área ou se tentam adaptar a esta nova tendência de mercado. A acompanhar o seu crescimento, assistimos também na web a uma maior difusão destes temas, verificando-se uma multiplicação na produção e distribuição de conteúdo digital relativo a interesses da área da saúde e do fitness, seja por parte das empresas que atuam na indústria, como por parte dos seus consumidores, utilizadores ativos da internet. Paralelamente a esta realidade, assistimos também a um consumidor cada vez mais conectado ao universo online, em particular ao social media, com hábitos de consumo de conteúdo digital nunca antes vistos. Em concreto, os utilizadores da web esperam conteúdo e entretenimento personalizado e de qualidade 24 horas por dia, e as empresas, para sobreviver, necessitam de responder a esta demanda. No entanto, nem todas as marcas conseguem dar resposta a essa realidade da forma mais eficaz, seja por desconhecimento das melhores práticas de marketing de conteúdo a aplicar, como pela existência de uma dificuldade em acompanhar um consumidor digital cada vez mais exigente e uma concorrência cada vez mais competitiva. Urge então a necessidade de as empresas perceberem qual a melhor forma de se envolverem com esta realidade, bem como de terem conhecimento de quais as melhores práticas a aplicar relativas ao planeamento, produção e distribuição de conteúdo online de relevância para o seu público. Neste contexto surge a problemática desta dissertação, identificada como a necessidade de saber quais as melhores práticas de marketing de conteúdo que uma empresa da indústria de saúde e fitness deve desenvolver para otimizar a sua presença nas redes sociais. Deste modo, o principal objetivo deste estudo é o de compreender quais os métodos mais eficazes para se desenvolver práticas de marketing de conteúdo nas redes sociais, em particular no contexto da indústria de saúde e fitness. A dissertação adota uma metodologia de análise de conteúdo descritiva de natureza qualitativa, fazendo através desse processo uma análise das práticas de marketing de conteúdo no Facebook e no Instagram de quatro empresas da indústria referida, ao longo do período de um ano. O estudo permite compreender com que frequência o marketing de conteúdo deve ser comunicado nas redes sociais, qual o rácio ideal entre a partilha de publicações de conteúdo e a partilha de publicações de produto, quais os tipos de conteúdo e as mensagens mais adequados a comunicar na indústria de saúde e fitness, em concreto no Facebook e no Instagram, quais os formatos mais pertinentes a utilizar, bem como quais as boas práticas relativamente ao planeamento, produção e distribuição de conteúdo nas redes sociais.
The health and fitness industry is a business area that is currently showcasing a great evolution, since in recent years there has been a boom of interest and demand for goods and services inherent to it, alongside with a great growth of new entities and companies that settle in this area or try to adapt to this new market trend. Accompanying this growth, it is also possible to notice a health and fitness trend arising on the web, aside with an increase in the production and distribution of digital content related to this area, whether by the companies that work on the health and fitness industry, either by its consumers, active users of the internet. Alongside with this reality, it is also noticeable a new type of consumer that is increasingly connected to the online world, specifically to social media platforms and social networks, developing digital content consumption habits like we’ve never seen before. In fact, nowadays web users expect quality and personalized content and entertainment 24 hours a day. Due to that, to survive, the companies need to be able to respond to this demand. However, not all brands are capable to respond to this in the most effective way, either because they are not aware of the best content marketing practices to apply, or because there is a difficulty in accompanying an increasingly demanding digital consumer, as well as the competitor’s strategies. So, there is an urgent need for companies to understand how best to engage with this reality, particularly to know what are best practices to apply during the processes of planning, production and distribution of online content that is relevant to their audience. The main objective of this study is to understand what are the most effective practices for developing content marketing strategies in social media in the the health and fitness industry. This dissertation adopts a descriptive content analysis methodology, based on a qualitative nature, establishing through this process an analysis of the content marketing practices in Facebook and Instagram of four companies of the mentioned industry, over the period of one year. This study is enables to understand how often content marketing should be shared on social media, what is the ideal ratio between sharing content and sharing product communications, what are the types of content and the most appropriate messages to communicate in the health and fitness industry, specifically on Facebook and Instagram, which are the most relevant formats to use, as well as what are the best practices for planning, producing and distributing content on social media.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/11199
Designação: Marketing Digital
Aparece nas colecções:ISCAP - DM - Marketing Digital

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