Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/10751
Título: Por uma cidadania ativa e responsável: um alicerce disponível para realizar a missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/Campus Uberlândia
Autor: Costa, Lúcio Flávio de Sousa
Orientador: Guedes, António José de Oliveira
Palavras-chave: Cidadania
Campus Uberlândia
Missão
Fragmentação
Meritocracia
Sistema neoliberal
Citizenship
Mission statement
Fragmentation
Meritocracy
Neoliberalism.
Data de Defesa: 2017
Resumo: A dissertação objetiva analisar a missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/Campus Uberlândia por meio dos programas da Coordenação de Assistência Estudantil para apontar os benefícios que transferem ao educando, concedendo a sua permanência e a melhoria da educação. Essa dissertação se apresenta como uma proposta e uma discussão sobre o conceito de cidadania inserido na missão dos Institutos Federais, especificamente do Campus Uberlândia. No contexto da atualidade brasileira, o trabalho evidencia o modelo do sistema capitalista neoliberal, que promove uma educação fragmentada do conhecimento, nociva para o mundo natural e destituída de melhoria da vida social. O nosso objetivo procura superar o modelo do sistema capitalista neoliberal. Nesse sentido, versaremos sobre o encaminhamento de um outro modo de vida possível diante do modelo neoliberal vigente, que não admite pensar e viver sem a concepção da meritocracia. Essa concepção, à luz do sistema neoliberal, promove um discurso de eficácia e de qualidade como o único modelo para a ascensão social.
The thesis analyzes the mission of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Triângulo Mineiro/Uberlândia Campus by means of the programs of the Coordination of Student Assistance to indicate the benefits that transfer to the student, granting their attendance and improving the education. This thesis is a proposal for and a discussion about the concept of citizenship as described in the mission statement of Federal Institutes, specifically of Uberlândia Campus. In the current Brazilian context, the work presents the model of the neoliberal capitalism, which promotes a fragmented education of knowledge, harmful to the natural world and devoid of improvement of social life. Our goal is to overcome the model of the neoliberal capitalism. In this sense, we discuss another possible way of life inside the neoliberal model in which it is not allowed to think and live without the conception of meritocracy. This conception, under the auspices of the neoliberalism, promotes a discourse of efficacy and quality as the only model for achieving social ascension.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/10751
Designação: Mestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativas
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração das Organizações Educativas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_LúcioCosta_2017.pdf1,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.