Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/10748
Título: A Diversidade de conteúdos do ensino da Educação Física no Ensino Médio
Autor: Andrades, Cleber de
Orientador: Teixeira, Maria Inês Silva
Palavras-chave: Physical education
High School
Contents
Educação Física
Ensino médio
Conteúdos
Data de Defesa: 2017
Resumo: Esta pesquisa tem como propósito principal compreender as representações de alunos do terceiro ano do Ensino Médio acerca do papel da Educação Física no âmbito de uma educação permanente. O estudo foi realizado em quatro escolas (duas de ensino público e duas de ensino privado) na cidade de Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro. Para concretizar tal objetivo, optou-se por uma metodologia quantitativa, com recurso à técnica de recolha de dados 􀍞􀆋uestio􀅶􀄄􀆌io fe􀄐hado􀍟. Fo􀆌a􀅵 i􀅶􀆋ui􀆌idos 375 alunos das quatro escolas (a totalidade dos alunos que frequentavam a disciplina de Educação Física no momento da aplicação do questionário). Utilizou-se a estatística descritiva como técnica de tratamento de dados, a qual permitiu inferir sobre a opinião dos alunos, permitindo alcançar os seguintes resultados: tanto a disciplina de Educação Física como os conhecimentos por ela proporcionados são considerados importantes; os conteúdos lecionados são considerados demasiado repetitivos e precisam ser atualizados; os conhecimentos provenientes da área da saúde são os que despertam maior interesse; as aprendizagens realizadas nas aulas de Educação Física despertam o interesse pela prática de atividade física fora do contexto escolar, na promoção de um estilo de vida ativo, situação que contribui para a manutenção de uma vida saudável, fato de grande relevância na sociedade moderna.
The main aim of the research is to understand the representations of senior year students from High School on the roles of Physical Education as regards permanent education. The study was conducted in four schools (two states and two private) in Cabo Frio, a town in the state of Rio de Janeiro. In order to reach its objective, the quantitative research practice was opted for and a 􀍞􀄐losed 􀆋uestio􀅶􀅶ai􀆌e􀍟 􀇁as used as data 􀄐olle􀄐tio􀅶 􀆌esea􀆌􀄐h tools. All of the 375 students of the four schools were interviewed (the exact number of students who attended the classes of Physical Education when the survey was conducted). Descriptive statistics were used as data processing technique, which allowed to infer from the responses of the students the following findings: both the school subject of Physical Education and its knowledge acquired are considered to be important; the contents taught are rather repetitive and need to be updated; knowledge originated from the health field arises more interest; the learning obtained in the classes of Physical Education arises the interest of the practice of physical activities outside the school environment, promoting an active lifestyle that contributes to the maintenance of a healthy life, which is of the utmost importance in modern society.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/10748
Designação: Mestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativas
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração das Organizações Educativas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_CleberAndrades_2017.pdf1,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.