Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/10579
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dc.contributor.advisorGarcia, Maria da Luz do Vale-
dc.contributor.authorSequeira, Carla Sofia Fernandes Barros Magalhães-
dc.date.accessioned2017-12-07T11:30:54Z-
dc.date.available2017-12-07T11:30:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10579-
dc.description.abstractEm Portugal, nestes últimos anos, tem-se promovido a intervenção nos edifícios escolares com intuito de os recuperar e modernizar. Estes são edifícios que merecem uma atenção redobrada, pois tratam-se de locais com uma utilização diária intensa. A Direção do CICCOPN sensível à necessidade de melhorar as condições de ensino e conforto dos seus utilizadores (formandos, formadores e funcionários) e para fazer face ao desgaste provocado pelo uso e aos problemas construtivos a que o edifício está sujeito, aceitou a realização deste estágio, tendo em vista um levantamento das patologias existentes no mesmo e a definição de uma metodologia de reparação das situações mais frequentes. Nesse sentido, e a fim de garantir a eficácia das soluções, propostas de reparação das patologias do edifício, procedeu-se primeiramente a uma fase de diagnóstico e de inspeção. A informação relativa ao diagnóstico das patologias evidenciadas é apresentada sob a forma de fichas de inspeção, tendo sido feito também o seu registo em planta onde as mesmas se encontram assinaladas por cores em função da sua gravidade e urgência de intervenção. Verificou-se também que as infiltrações de água pela envolvente exterior do edifício (cobertura e fachadas) foram as principais anomalias encontradas e as causas resultam sobretudo da adoção de soluções construtivas inadequadas. Este trabalho contempla ainda, numa fase posterior, um conjunto de recomendações, que norteiam na definição de soluções de reparação, de forma a garantir que as mesmas asseguram resultados satisfatórios a longo prazo.pt_PT
dc.description.abstractIn Portugal, in recent years, intervention has been promoted in educational buildings with the aim of recovering and modernizing them. These are buildings that deserve more attention, because they are places with an intense daily use. CICCOPN’s management, aware of the need to improve the teaching and comfort conditions of those using its facilities (trainees, trainers and employees) and to cope with the wear and tear caused by the use and the constructive problems to which the building is subject accepted this internship, with the goal of preparing a survey of the pathologies and organising a methodology for repairing the most frequent situations. Thus, in order to ensure the effectiveness of the proposed solutions for repairing the building's pathologies, a diagnostics and inspection phase was first carried out. The information related to the diagnosis of the pathologies evidenced is presented in the form of inspection records, and it has also been registered in a plan where they are marked by colours according to their severity and urgency of intervention. It was also verified that the infiltrations of water through the building’s envelope (both roof and façades) were the main anomalies found and the causes mainly derive from the adoption of inadequate constructive solutions. This work also includes, at a later stage, a set of recommendations, which guide the definition of remedial solutions, in order to ensure that they achieve satisfactory results in the long term.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPatologiapt_PT
dc.subjectInspeçãopt_PT
dc.subjectManutençãopt_PT
dc.subjectPathologypt_PT
dc.subjectInspectionpt_PT
dc.subjectMaintenancept_PT
dc.titleAnálise de patologias num edifício e soluções corretivaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Civil – Ramo de Construçõespt_PT
dc.identifier.tid201746077pt_PT
dc.subject.fosConstruçõespt_PT
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