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dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos-
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de-
dc.contributor.authorMarques, Ana Isabel Lopes-
dc.date.accessioned2017-10-10T10:47:55Z-
dc.date.available2017-10-10T10:47:55Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10336-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, procurou espelhar o percurso profissional desenvolvido e vivenciado em contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as conceções teóricas que sustentaram e fundamentaram a prática educativa em ambas as valências. Além disso, procurou explanar o modo como essas conceções foram mobilizadas para a ação, por forma a desenvolver uma prática sólida, ou seja, sustentada e fundamentada, que levasse à construção de uma identidade profissional do docente proficiente. Para desenvolver uma prática proficiente revelou-se necessário mobilizar para a ação a metodologia de investigação-ação, à qual estão intrinsecamente associados os processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que assumiram especial relevância, por possibilitarem o desenvolvimento de uma prática adequada e articulada, promotora do desenvolvimento holístico da criança. A par da metodologia de investigação-ação, destacaram-se as ações desenvolvidas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, que foram alvo de uma reflexão, bem como os contributos da prática educativa supervisionada para a construção de uma identidade profissional do docente de perfil duplo.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship report, developed under the curricular unit Supervised Educational Practice, integrated in the Master's Degree in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, sought to reflect the professional course developed and experienced in contexts of Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, as well as the theoretical concepts that supported and grounded the educational practice in both valences. Furthermore, it sought to explain how these concepts were mobilized for an action, in order to develop a solid practice, that is, sustained and justified, that would lead to the construction of a proficient professional identity. In order to develop a proficient practice, it was necessary to mobilize for action the researching-action methodology, to which the processes of observation, planning, action, reflection and evaluation are intrinsically linked, which have assumed special relevance, since they enable the development of an adequate and articulated practice, promoting the holistic development of the child. Next to the researching-action methodology, stood off, in this report, the actions developed in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, which were subject of reflection, as well as the contributions of Supervised Educational Practice for the construction of a professional identity of the dual profile teacher.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectPerfil duplopt_PT
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectDual profilept_PT
dc.subjectCooperative learningpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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