Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/10336
Título: Relatório de Estágio
Autor: Marques, Ana Isabel Lopes
Orientador: Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Palavras-chave: Criança
Perfil duplo
Aprendizagem cooperativa
Education
Child
Dual profile
Cooperative learning
Data de Defesa: 2017
Resumo: O presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, procurou espelhar o percurso profissional desenvolvido e vivenciado em contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as conceções teóricas que sustentaram e fundamentaram a prática educativa em ambas as valências. Além disso, procurou explanar o modo como essas conceções foram mobilizadas para a ação, por forma a desenvolver uma prática sólida, ou seja, sustentada e fundamentada, que levasse à construção de uma identidade profissional do docente proficiente. Para desenvolver uma prática proficiente revelou-se necessário mobilizar para a ação a metodologia de investigação-ação, à qual estão intrinsecamente associados os processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que assumiram especial relevância, por possibilitarem o desenvolvimento de uma prática adequada e articulada, promotora do desenvolvimento holístico da criança. A par da metodologia de investigação-ação, destacaram-se as ações desenvolvidas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, que foram alvo de uma reflexão, bem como os contributos da prática educativa supervisionada para a construção de uma identidade profissional do docente de perfil duplo.
This Internship report, developed under the curricular unit Supervised Educational Practice, integrated in the Master's Degree in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, sought to reflect the professional course developed and experienced in contexts of Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, as well as the theoretical concepts that supported and grounded the educational practice in both valences. Furthermore, it sought to explain how these concepts were mobilized for an action, in order to develop a solid practice, that is, sustained and justified, that would lead to the construction of a proficient professional identity. In order to develop a proficient practice, it was necessary to mobilize for action the researching-action methodology, to which the processes of observation, planning, action, reflection and evaluation are intrinsically linked, which have assumed special relevance, since they enable the development of an adequate and articulated practice, promoting the holistic development of the child. Next to the researching-action methodology, stood off, in this report, the actions developed in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, which were subject of reflection, as well as the contributions of Supervised Educational Practice for the construction of a professional identity of the dual profile teacher.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/10336
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_AnaMarques_2017.pdf3,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.