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dc.contributor.authorOdeh, Salaheddin-
dc.contributor.authorAlves, Joaquim-
dc.contributor.authorAlves, Gustavo R.-
dc.contributor.authorAnabtawi, Mahasen-
dc.contributor.authorGustavsson, Ingvar-
dc.contributor.authorArafeh, Labib-
dc.contributor.authorJazi, Mahran-
dc.contributor.authorArekat, Mahmoud-
dc.date.accessioned2017-09-14T13:58:08Z-
dc.date.available2017-09-14T13:58:08Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn2255-5706-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10266-
dc.description.abstractOs laboratórios de ciência e engenharia desempenham um papel fundamental na demonstração de conceitos e princípios, bem como na melhoria das competências técnicas. Com a introdução de laboratórios remotos foi possível partilhar dispositivos, equipamento e instrumentação entre universidades. Mais, eles evitam restrições de tempo e espaço, sendo capazes de se adaptar ao ritmo próprio de cada estudante, no caso do tempo passado no laboratório não ter sido suficiente. Neste artigo é descrito um estudo empírico, dividido em duas fases de avaliação. Na primeira fase foi avaliada a flexibilidade de aplicação do laboratório remoto em engenharia VISIR na faculdade de engenharia na Universidade de Al-Quds em Jerusalém, Palestina. Durante esta fase foi ainda avaliada a aceitação desta tecnologia, pelos estudantes, quando em interação com os laboratórios tradicionais. Na segunda fase deste estudo, que decor rerá em 2014/15, será realizada uma aprofundada análise comparativa de forma a caracterizar o VISIR perante as restantes modalidades de laboratórios de engenharia, os práticos/presenciais e os de simulação. Estas três formas de laboratório são comparadas através de testes experimentais, tendo em atenção os critérios de avaliação definidos para os laboratórios de ensino de engenharia e de acordo com os objetivos fundamentais dos cursos, nomeadamente, as taxas de retenção e de satisfação dos estudantes, bem como do seu desempenho.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstitute of Electrical and Electronics Engineerspt_PT
dc.relation.ispartofseriesVAEP-RITA;Vol. 2, Nº. 3-
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectAvaliação comparativapt_PT
dc.subjectCritérios de projetopt_PT
dc.subjectInstrumentos de inspeçãopt_PT
dc.subjectLaboratório-remotopt_PT
dc.subjectVISIRpt_PT
dc.titleAvaliação em Duas Fases do Laboratório Remoto em Engenharia, VISIR, na Universidade Al-Quds da Palestinapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.issue3pt_PT
degois.publication.titleVAEP-RITA / IEEE-ESpt_PT
degois.publication.volume2pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://rita.det.uvigo.es/VAEPRITA/index.php?content=Num_Pub&idiom=Es&visualiza=1&volumen=2&numero=3&orden=ascpt_PT
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